Cauda Longa – um conceito que você deve entender

· PATYMARKETING
Autores

Cauda Longa – um conceito que você deve entender

Posted by 

Em uma única frase, é possível definir Cauda Longa como sendo a transformação do mercado de massa, dominado por poucos, para um pulverizado mercado de inúmeros nichos. Conceito observado principalmente em empresas que utilizam a Internet para alavancar suas vendas.

Quando entrevistado por Guilherme Ravache (revista ÉPOCA), Chris Anderson*, idealizador do conceito, respondeu que:

A teoria da Cauda Longa diz que nossa cultura e economia estão mudando do foco de um relativo pequeno número de ‘hits’ (produtos que vendem muito no grande mercado) no topo da curva de demanda, para um grande número de nichos na cauda. Como o custo de produção e distribuição caiu, especialmente nas transações online, agora é menos necessário massificar produtos em um único formato e tamanho para consumidores. Em uma era sem problema de espaço nas prateleiras e sem gargalos de distribuição, produtos e serviços segmentados podem ser economicamente tão atrativos quanto produtos de massa.

Chris Anderson (Foto: Wikipedia)

 

Capa do livro “Os 8Ps do Marketing Digital” (Foto: 8ps.com)

É possível perceber que a teoria prega o crescimento de nichos: mais produtos e escolhas para grupos menores de consumidores. Conrado Vaz, em seu livro 8 Ps do Marketing Digital, exemplifica fazendo a comparação entre uma livraria física e uma online. No caso da livraria física, cada centímetro ocupado por um livro em uma prateleira tem que se pagar, ou seja, deve contribuir para que a livraria pague os funcionários, o aluguel, os impostos e todos os demais custos. Portanto, as livrarias não podem se dar ao luxo de colocar no limitado espaço de suas prateleiras exemplares que vendam pouco.

No caso de uma livraria virtual, se considerarmos a capa de um livro, as informações sobre ele, as resenhas escritas e todos os outros elementos que uma livraria tem que ter para apresentar o livro para os consumidores, veremos que o espaço ocupado no servidor é mínimo. Logo, têm-se prateleiras de tamanho teoricamente infinito, podendo ter quantos livros quiser na loja virtual, os que vendem muito e até os que quase nunca vendem.

Para Chis Anderson, a Internet deu origem a um novo universo, em que a receita total de uma multidão de produtos de nicho, com baixo volumes de vendas, é igual a receita total dos poucos grandes sucessos.

Acompanhe o vídeo abaixo, que resume de forma didática o conceito de Cauda Longa:

*A Cauda Longa (em inglês: The long tail) é o nome livro de Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, obra fundamental para compreender a influência das novas tecnologias no mundo dos negócios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: