Quando a marca marca

· PATYMARKETING
Autores

Quando a marca marca

08 de dezembro de 2011 · 10h51
Comunicação em harmonia

Minha definição de marca é: “o sentimento que uma pessoa tem em relação a uma entidade (empresa, produto/serviço ou outra pessoa).”

Isso vem daquela impressão que se sente no contato – que pode ser criada, orientada através de um trabalho detalhado e simples, considerando nossos sentidos vitais, como a visão: partindo de uma boa apresentação institucional, propagandas que funcionem pela capacidade de criar empatia, emoção, identificação.

Podemos incluir na apresentação institucional a decoração do ambiente/estabelecimento. Podemos ainda acrescentar a fragrância, iluminação, organização e porque não dizer a higiene geral. Incluir a boa recepção com o cafezinho ou chá/água de qualidade, orientar a boa apresentação e cortesia de funcionários. Enfim, considerar todos sentidos vitais responsáveis pela sensação que se tem interagindo com a marca.

O que quero dizer com isso? Que não basta a competência na Propaganda, no Marketing. A comunicação total deve estar em harmonia!

É claro que o meu discurso se direciona ao perfil da maioria de nossos clientes: pequenas e médias empresas em expansão. E, porque não aprender um pouco com as grandes marcas já consolidadas? Vamos nos inspirar em quem dá certo, e inovar!

 

Ajude a a escolha do seu cliente

Digamos que você ganhou na mega-sena e está com vontade de comprar um carro de luxo. Ao analisar algumas possibilidades, você vê de um lado o carro de marca desconhecida, com características técnicas impressionantes e um preço razoável. Do outro lado, você vê uma Ferrari. Qual carro você vai escolher?

Outro exemplo, é quando nos deparamos com produtos desconhecidos aonde o preço e demais características são exatamente iguais – em que fica difícil escolher entre as duas opções.

Será que seu cliente não passa por uma situação parecida quando te compara com seus concorrentes?

O boca-a-boca a seu favor

Pare um pouquinho e lembre-se da última vez que você falou sobre uma empresa pra um amigo/conhecido/familiar, etc. Com certeza essa recomendação aconteceu porque você teve uma boa experiência.

Ou seja, a MARCA MARCOU!

Por Adri Alves, sócia-fundadora do Mencione.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: