Migrou o seu cliente para página ou fanpage no facebook? Seus problemas ainda não acabaram…

· PATYMARKETING
Autores

Migrou o seu cliente para página ou fanpage no facebook? Seus problemas ainda não acabaram…

Posted on December 8, 2011, under Publicidade On-Line.

O começo deste post merece uma reflexão:

Se na guideline do facebook há uma “orientação” para que as empresas possuam páginas e fãs ao invés de perfis e amigos, porque o próprio facebook não elimina essa possibilidade e elimina esse “erro” de uma vez?

A resposta para esse questionamento eu não tenho, mas o fato é que os profissionais da área e as marcas desavisadas precisarão lidar com a necessidade de corrigir esse “erro” cedo ou tarde.

Apesar de haver a possibilidade de fazer a migração, meu foco não é orientar quanto a isso. Já existem posts bons sobre a migração de perfis para fan pages. Gostaria de “somar” ao comentar sobre a queda nas interações que acontecem com os “novos fãs” dos clientes após ter finalizado a migração.

migracao-perfil-pagina-facebook

Migração de perfil para fanpage no facebook

O alívio gerado pelo fato de que os amigos foram automaticamente convertidos em fãs foi momentâneo. Durou alguns dias apenas. A preocupação voltou à tona, pois os “curtir”, “compartilhar”, “comentários” e tudo relacionado diminuiu na ordem de 70 a 80%.

Confesso que já gastei um tempão refletindo sobre isso. Cheguei até a perguntar em um grupo do facebook chamado social media interior se outros profissionais também haviam enfrentado esse problema.

A única hipótese que me veio à mente e que talvez explique isso está relacionada à essência do edgerank.

Breve explicação sobre o edgerank

Sabe-se que esse é um algoritmo do facebook que faz com que as publicações dos perfis e fanpages apareçam nos murais dos amigos ou fãs que mais interagiram com eles.

edgerank

Para ilustrar esse conceito é simples: pense se você visualiza com frequência em seu mural as postagens de um amigo esquecido, que você aceitou o convite numa data remota e nunca mais se lembrou dele no facebook.

Por conta disso, o edgerank seu para com esse esquecido amigo é baixo e faz com que o facebook não entregue as publicações sempre entre vocês no feed de notícias.

Realmente as interações com os novos fãs diminuíram. E agora ?

O caminho para tentar normalizar as interações é doloroso e longo. Como as páginas/fã pages não podem ir até perfil dos seus fans para puxar conversa devido a restrições do facebook, essa prática que alguns profissionais de social media adoram fazer precisa ser deixada de lado.

Outra possibilidade seria a criação de um perfil em nome de algum funcionário da empresa em questão que faria o papel de inserir nos murais dos “fans inativos” as publicações da página da marca em questão, ou seja, puxar conversa. Se o conteúdo for bom, é provável que não apenas estes mas outros acabem fazendo as interações para que o edgerank saia do zero.

Outra possibilidade seria buscar fãs novos, mas para isso são necessárias outras estratégias que podem ficar para outro post.

Qual sua opinião?
Alguma sugestão?

Obrigado

Rodrigo Sampaio
@estrategiadig

Read more: http://www.estrategiadigital.com.br/blog/publicidade-on-line/migrou-o-seu-cliente-para-pagina-ou-fapage-no-facebook-seus-problemas-ainda-nao-acabaram#ixzz1gH01ijaq

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: