Facebook lidera em “logins sociais” no terceiro trimestre

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Quando se trata de utilizar dados de login de redes sociais para agilizar o cadastro em sites na web que oferecem este recurso (como para postar comentários e acessar áreas restritas), o Facebook foi a primeira opção durante o terceiro trimestre de 2011 (42%), segundo um relatório apresentado em dezembro de 2011 pela Janrain. Dados do documento ainda mostram que 29% dos usuários utilizaram suas contas do Google para não precisar se cadastrar em sites o qual utilizavam, com o Yahoo (11%), Twitter (8%), e WindowsLive (4%) sendo utilizados por proporções menores. Quando segmentados por uso de dispositivos móveis, o Facebook e Google empatam com 37% cada, enquanto o Yahoo (12%) e Twitter (10%) aparecem atrás por uma larga margem.

O estudo também mostra que os logins que se utilizam de dados do Facebook fornecem aos comerciantes um maior número de informações a respeito dos perfis dos utilizadores (9 dados diferentes no total), enquanto o Yahoo, MySpace (8 cada) e o Google (com apenas 4) são mais restritivos. A Janrain afirma que estas informações são importantes para melhor segmentar os consumidores, o que permite as empresas se comunicar e ofertar produtos e serviços de forma mais eficaz.

Embora os logins realizados com dados do Facebook tenham ocupado a primeira posição no terceiro trimestre de 2011, o Google foi a opção preferencial ao longo de 2010, correspondendo a 40% dos logins no período, enquanto o Facebook representava 25% do total. No entanto, ocorreu uma reviravolta entre o final de 2010 e início de 2011, com o Facebook aumentando para 30% sua participação no quarto trimestre de 2010 e para 35% nos primeiros três meses de 2011, ultrapassando o Google, que por sua vez sofreu uma queda correspondente de 18% e 31% em sua participação.

A escolha da rede social a ser utilizada no login varia significativamente conforme o setor da indústria. Por exemplo, 58% daqueles que realizaram logins do gênero em sites de entretenimento no terceiro trimestre preferiu usar seus dados do Facebook, enquanto a participação do Google foi mais representativa no setor de varejo (29%). Por outro lado, o Yahoo sofreu uma queda acentuada na participação em sites de varejistas, diminuindo de 26% registrados nos primeiros três meses de 2010 para 12% durante o terceiro trimestre de 2011.

Dentre os usuários que se logaram em sites usando dados de redes sociais para publicar comentários e resenhas sobre produtos, comprar e outras atividades relacionadas a conteúdo, a maioria (54%) optou por usar identidades do Facebook, seguido pelo Twitter (34%), Yahoo (7%) e LinkedIn e MySpace (ambos em 2%).

Fonte E-commerce News

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