8 grandes tendências de mídias sociais para o mercado corporativo em 2012

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8 grandes tendências de mídias sociais para o mercado corporativo em 2012

 

Este foi um ano com muito mais consolidação de tecnologias do que inovações nas mídias sociais. Share, Check-in, Like, Retweets, #´s e @´s passaram a fazer parte do cotidiano da maioria dos brasileiros.

Algumas tendências nos chamam atenção para o ano que vem e decidimos compartilhá-las com nossos leitores.

Geolocalização conquistará o Brasil de vez

Foursquare, Gowalla e Facebook Places foram precursores. Agora, com o mercado mais maduro, percebemos diversos aplicativos com geolocalização. Aplicativos com esta tecnologia, como o da Tripadvisor, que permite verificar o que há de legal para fazer em qualquer lugar, inclusive com dicas e opiniões sobre os lugares, hotéis e restaurantes começarão a ser parte integrante da vida do brasileiro conectado.

TV social começará a se destacar

Já é realidade ligar a TV e ver a divulgação de um canal no Twitter ou Fan-page do Facebook atrelado ao programa, onde o telespectador discute e posta comentários e opiniões. Estes dados começarão a ser integrados às grades de televisão em tempo real. Internautas/telespectadores poderão fazer “check-in” num determinado programa e influenciarão cada vez mais os canais, escolhendo e ajudando a criar a programação. Da mesma forma com que consumidores (consumers) tornaram-se prosumidores (prosumers), os telespectadores começarão a se tornar “teleatores”. A televisão começará a ser um grande hub de acesso à internet.

CRM social será realidade

Uma vez que o consumidor social traz consigo uma rede de amigos e dados valiosos sobre seu comportamento e interesse, as empresas começam a mapear este consumidor através de ferramentas de inteligência social. CRMs tradicionais começam a se adaptar integrando-se a estas ferramentas e consumindo dados extraídos das redes sociais. Isto implicará num grande enriquecimento das bases de dados com informações, que permitirão melhor relacionamento e ofertas de serviços e produtos mais adequados.

Neste ano, nós começamos a integrar o uberVU com CRM´s de grandes empresas e a tendência é realizarmos uma série de projetos em 2012.

Socialização de aplicativos mobile

Com o mercado de aplicativos mobile maduro, é natural que o fator social comece a ser o grande diferencial. Podemos esperar muitas novidades de aplicativos com interatividade, principalmente usando-se o login via Facebook e outras redes sociais. Usar um aplicativo que monitore as atividades físicas do dia é uma experiência solitária. Usar uma versão social, que permita compartilhar com amigos, apoiar e “curtir” os resultados é uma experiência totalmente diferente.

Gamificação social

Jogos, há um bom tempo, não são mais exclusividade de um nicho. Jogos sociais e aplicativos como o Foursquare, por exemplo, massificaram o conceito de games. Hoje observamos uma tendência chamada gamificação (do inglês gamification) que consiste em jogos sociais com grande poder viral e engajador em diversos aspectos da sociedade. Em 2012, veremos jogos sociais aplicados a uma infinidade de processos e serviços, inclusive dentro do mundo corporativo.

Social Media Branding

Monitoramento e análise de menções sobre marcas nas redes sociais serão levados a um patamar estratégico, o social media branding. Neste âmbito, interessam médias de opiniões e sentimentos sobre marcas (e concorrentes) num prazo maior. Ou seja, a utilização de plataformas de monitoramento e inteligência em mídias sociais começará a servir a profissionais de branding, que usarão dados analíticos para a tomada de decisão estratégica sobre posicionamento, missão e público-alvo das marcas.

Nós da uberVU enxergamos um novo conceito de branding, que denominamos real time branding. Com a comunicação numa via de mão dupla que acontece nas redes sociais, o valor de uma marca pode ser mensurado como a quantidade e qualidade de opiniões expressas nas redes sociais. Nós trabalhamos intensamente para que nossa plataforma forneça o maior número de insights possível, capazes de auxiliar gestores em tomadas de decisões complexas como, por exemplo, posicionar uma marca ou produto.

Social Commerce

Ainda tímido no Brasil em 2011, o social commerce ganhará destaque em 2012 e teremos uma grande onda de aplicativos e inovações estimulando o consumo através das mídias sociais. Seja integrando lojas no facebook ou comparando preços e opiniões sobre produtos, podemos esperar um grande engajamento do usuário de redes sociais em torno dos seus hábitos de consumo.

SAC tradicional migrará para o SAC social

Muitas empresas já perceberam essa necessidade e abriram os canais sociais. Outras ainda relutam devido ao investimento em tecnologia, expertise e recursos humanos necessários. Porém, a realidade é que o consumidor já percebeu que o atendimento nas redes sociais é muito mais rápido do que em qualquer outro canal por um simples motivo:

São canais abertos! Uma reclamação nas redes sociais fica estampada para o mundo ver. Um cliente bem atendido, idem!

Podemos esperar um grande crescimento no volume de atendimento em redes sociais e, consequentemente, redução nos canais tradicionais em alguns setores como bancos, varejo digital e telecomunicações.

uberVU já é utilizada por equipes inteiras em grandes empresas para lidar com o volume de atendimento nas redes sociais, num workflow completo. Percebemos a adoção de plataformas de inteligência para o SAC nas mídias sociais como uma grande tendência para 2012.

 

E na sua opinião? Quais serão as grandes tendências de mídias sociais no ano que vem?

Por Uber blog Brasil

2 comentários

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  1. Rafael de Lara

    Parabéns pela publicação das tendências. Realmente nosso mercado esta cada vez mais maduros e também vejo que os gestores de marketing estão amadurecendo juntamente com a demanda que o público esta gerando.
    Infelizmente as empresas esperam demais para se preparar para a demanda, porém aquelas que se antecipam e que se atualizarem para 2012 terão grande destaque perante suas concorrentes.
    Redes Sociais não é uma escolha para as empresas, os clientes ja as colocaram la.
    Mas a grande lacuna das empresas que se lançam e se lançarão nestas tendências é a falta de integração das plataformas, pois o consumidor busca interação com a marca e busca diversas formas de experiências.
    Empresas tem que preparar toda sua estrutura digital para 2.0 e não somente estar nas redes sociais e trabalhando com aplicativos.
    Grande abraço

    Att

    Rafael de Lara
    Sócio da Yatta! Comunicação, Consultor de Marketing Digital e Palestrante.
    @dicademarketing

    • patymarketing

      Muito obrigado Rafael,

      Concordo plenamente com você,é isso mesmo as Empresas tem que acordar ….

      um abraço,

      Feliz Natal e um 2012 Maravilhoso!!!

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