China lança seu próprio GPS

· PATYMARKETING
Autores

GPS chinês

Estados Unidos, Rússia, Europa e, agora, China são as regiões do planeta que possuem seus próprios sistemas de localização via satélite.

O país asiático, na verdade, já conta com o recurso desde 2000, mas só com três satélites, que conseguem mapear a própria China – este é o Beidou-1. Agora, entra em operação o Beidou-2, que cobrirá todo o globo terrestre.

A Rússia possui o Glonass, que – assim como os Beidou – veio para fazer frente ao GPS (Sistema de Posicionamento Global), controlado pelo governo norte-americano. O Glonass já conta com 31 satélites em órbita, sendo que são necessários apenas 24 para se conseguir cobertura global, e ele terá foco na Índia e na América Latina.

Já a Europa trabalha com o Galileo, cujos satélites começaram a ser enviados em 21 de outubro deste ano. Os primeiros testes já foram feitos, mas o sistema só deve entrar em funcionamento em 2014 (plenamente, só em 2019).

A proposta europeia destoa do que querem Rússia e China, já que o Galileo terá um cunho mais comercial, com foco na precisão. Os outros dois países estão nesse mercado por autonomia.

Quando estiver operando plenamente, em 2020, o Beidou-2 dará liberdade suficiente à China para que o país possa realizar operações militares sem interferência americana, uma vez que os EUA podem simplesmente desligar o GPS para qualquer região do mundo.

Os civis que usarem o serviço terão precisão de 10 metros, mas os militares contarão com outros números – não divulgados. Com o GPS, uma pessoa tem precisão de 7,8 metros, com capacidades militares que chegam aos centímetros e, em alguns casos, milímetros.

Atualmente, a China possui 10 satélites do Baidou-2 em órbita, pretendendo aumentar para 16 em 2012 – cobrindo toda a Ásia – e para 35 até 2020.

Com informações de Gizmodo e MundoGEO [1, 2].

Redação Adnews

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: