Métricas que ajudam a definir estratégias

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Métricas que ajudam a definir estratégias

Ferramentas de análise e controle de acesso online nas redes sociais ajudam empresas a profissionalizarem redes sociais corporativas

 

Avaliar a presença nas redes sociais se tornou essencial e há disponível no mercado diversos novos sistemas e plataformas de mensuração que priorizam dados qualitativos ao invés de métricas quantitativas tais como como números de seguidores ou registrados.

“O comportamento espontâneo dos usuários é o mais importante nas mídias sociais corporativas. Monitorar esse comportamento e responder o que estas pessoas esperam é o que gera valor para as empresas presentes nas redes”, explica Juliano Kimura, executivo da Gaia Creative.

A ferramenta que tem se disseminado mais rapidamente nesse contexto é o Klout, da empresa americana que permite que uma marca ou campanha de sua empresa seja analisada em termos do público que atinge e retorna ao cliente com dados sobre o número de pessoas influenciadas e quantas delas realmente ajudarão a “espalhar” a sua mensagem.

Essas e outras ferramentas permitem um grau de detalhamento fornecido a respeito do público que consome sua informação; o Klout, por exemplo, separa perfis em 16 diferentes categorias, com base no tipo de influência gerada, o que ajuda na definição de “networkers” inatos ou se o público atingido tenha um caráter mais informativo, mirando perfis como “broadcaster” ou “curadores”, além de outros perfis como “explorador”, “especialista” e “degustador”, que são apontados com base no tipo de relação que cada um possui com seus amigos, seguidores e leitores.

“Não importa se uma pessoa tem cem ou mil amigos, mas sim a relevância que representa para o seu público-alvo e o quanto e como suas mensagens podem influenciá-lo”, diz Kimura.

Segundo Joe Fernandez, CEO do Klout, em recente entrevista à revista Forbes, a ferramenta possui o potencial de se tornar tanto um padrão de avaliação de perfis de usuários e empresas quanto instrumentos de rating de financeiras para concessão de empréstimos e análises de ações em bolsa.

Vinculando sua marca

A Klout e outras dessas ferramentas, como Sysomos e as brasileiras Scup e Aceita ajudam empresas a localizar perfis e personalidades adequadas ao vínculo com suas marcas.

O twitter da Claro, por exemplo, vinculou sua marca na rede ao nome do jogador de futebol Ronaldo e hoje possui mais de dois milhões e meio de seguidores. Com essas novas ferramentas, é possível avaliar se o craque gera confiança em suas dicas para compra e consumo ou se as pessoas apenas seguem as marcas que ele representa para receber mais informações a respeito do próprio jogador.

Resumindo, tais métricas podem apontar falhas em uma estratégica que, sob a ótica meramente quantitativa, são bem-sucedidas.

Segundo Paula Marsilli, presidente do comitê de Métricas do Interactive Advertising Bureau (IAB), o mais importante é que a presença da marca nas redes tenha objetivos bem definidos para que seja possível definir e monitorar o tipo de métricas que se quer alcançar.

Investimento e limitações

Klout é uma ferramenta gratuita, mas em geral a maioria desses softwares e plataformas de monitoramento envolve o investimento de valores que variam entre 50 e 500 dólares, a depender do plano e volume de público envolvido. A maioria delas ajuda a decifrar detalhes sobre o modo que o público é influenciado, mesmo com algumas limitações, como diz Kimura: “não são capazes de detectar uma ironia, por exemplo”.

Entretanto, os dados coletados não possuem muita utilidade caso não sejam interpretados por profissionais preparados, que possam gerar conclusões a respeito desse monitoramento.

Confira outras ferramentas semelhantes:

Radian6 

Trendrr

Social Mention

ScoutLabs 

Alterian

Twitter Grader

Follower Wonk

Portal HSM
20/12/2011

O que faz um especilista em redes sociais

Extraindo valor nas redes sociais

Como ter estratégia nas redes?

Klout Score = likes + shares (conteúdo exclusivo para assinantes da HSM Management)

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