Social Media Optimization # Regra 4 : Compartilhe Conteúdo proativamente

· PATYMARKETING
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Olá pessoal, continuando a nossa série das regras de social media optimization, hoje irei falar da querida 4º regra que era conhecida como “Ajude o seu conteúdo a viajar na internet” esta é a mais fraca e menos usada das 5 regras. Atualmente a 4º regra é conhecida como “Compartilhe conteúdo proativamente”

A regra antes de sua alteração consistia em simplesmente falar sobre o seu conteúdo em outros formatos, como PDF’s ou vídeos e enviá-los para outros sites. Em vez disso, a essência da nova versão desta regra engloba o compartilhamento de conteúdo de forma proativa de uma maneira diferente.

Para entendermos melhor a regra antes era assim:

Ajude o seu conteúdo para “viajar” na internet: mais uma vez, se você tiver conteúdo de qualidade compartilhe-o através de seu perfil do Twitter, página do Facebook, canal do Youtube, etc.

Com a alteração a regra agora é esta:

Compartilhe conteúdo proativamente: Engloba tudo, desde postagem de conteúdo em perfis sociais, twittar sobre o conteúdo ou oferecer versões embeddable do mesmo, bem como a utilização de feeds RSS para distribuir ou criar slides no Slideshare.

A alteração na regra passou de simplesmente de espalhar o conteúdo em redes sociais, agregadores de conteúdos etc. Quando falamos sobre o conteúdo imediatamente pensamos em artigos, textos, posts, comentários etc. No entanto, devemos otimizar nosso conteúdo e publicá-lo em diferentes formatos: Como vídeos, áudio, imagens, Slideshare, etc. Cada pessoa gosta de escolher o mais adequado as suas necessidades.

Ao publicar uma variedade de formatos, o nosso conteúdo irá se espalhar mais facilmente nos meios de comunicação social, aumentando os canais de distribuição da nossa marca.

Isso nos permite:

  • Alcançar mecanismos de busca especializados,
  • Aumentar a visibilidade,
  • Ganhar inbound links de redes sociais
  • Melhorar o posicionamento do nosso blog
  • Continuarmos sendo referência em nossa área,
  • Ganhar mais tráfego e obter mais leitores ou potenciais clientes
  • Aumentar a nossa presença na conversa 2.0.

Quanto maior a nossa presença na rede, maior será a possibilidade de sermos referência no nosso nicho, isso sempre irá ocorrer quando publicarmos conteúdos originais e que tenham qualidade para nossos leitores.

A chave que destranca a porta da vitalidade da Web social é muitas vezes o “vício”. Determinados conteúdos, por uma razão ou outra, geram “vício” na internet. E os mais “viciados” tendem a compartilhá-lo com os outros e, portanto, de “viralizar”.

Tipos de conteúdo que viciam em mídia social:

1. A análise – A análise ou avaliação de produtos, livros ou aplicações são ímã para o público na nova mídia social.

2. Mega listas – Longas listas de dicas, táticas e perguntas sobre um determinado assunto atrai a atenção dos usuários da Internet.

3. “Como…” – “Como aumentar suas vendas”, “Como começar a usar o Twitter”, “Como melhorar a sua credibilidade nos meios de comunicação social”… Esse tipo de conteúdo fornece leitores com diferentes soluções para questões cotidianas.

4. As histórias “negativas” – As manchetes “negativas”, como “30 coisas para não fazer nas mídias sociais”, por vezes, gerar mais tráfego da web do que se está em “positivo”.

5. Os fatos, números e estatísticas – Os usuários se encantam com dados e estatísticas e terão prazer em compartilhar também nos meios de comunicação social.

6. Estudos e relatórios – Os estudos e relatórios fornecem evidências científicas sobre certas tendências. Isto torna o conteúdo altamente “viciante”.

7. Infográficos – Os infográficos simplificam a apresentação de dados muitas vezes complexos e por isso são extremamente populares.

Por Bruno de Souza

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