Quatro dicas para alcançar o sucesso no e-commerce de moda

· PATYMARKETING
Autores

O e-commerce está na moda porque conseguiu integrar informação e compra. O internauta, ao mesmo tempo que acessa páginas de moda e fotos de desfiles internacionais, pode migrar para uma loja virtual e adquirir a peça desejada, completando um ciclo no ambiente online. Com a possibilidade de comprar pela internet, as barreiras de distância física e horário de funcionamento da loja, por exemplo, não existem mais. Assim, a loja virtual se tornou uma extensão da marca, disponível 24 horas por dia.

No Brasil, o setor está despertando somente agora e representa apenas 5% do total das vendas na internet, aproximadamente R$900 milhões. Já nos EUA, 109 das 500 maiores empresas de e-commerce vendem roupas e acessórios. A categoria moda é a quarta em número de vendas, a segunda em número de visitas e a primeira em browsing. Fica a questão: como aumentar as vendas e alcançar o sucesso no e-commerce de moda no Brasil? Confira algumas dicas:

1- Venda estilo
O apelo das vendas precisa estar sempre voltado ao estilo do consumidor. Ninguém quer comprar apenas um pedaço de tecido, e sim uma peça que traduza sua personalidade e lhe confira conforto e glamour. Explore a peça, monte diversas combinações, disponibilize imagens em alta resolução, crie uma tabela de medidas.

2- Tenha uma loja virtual atraente e atualizada
Esteja sempre atualizado com a troca de estações e datas comemorativas. Se possível antecipe tendências, dê dicas de como usar e como combinar as peças. Torne a visita do consumidor fácil e intuitiva, disponibilizando seus produtos em categorias bem definidas, como “casual, festa, noite, minimalista, básico, promoções, novidades, tendências”

3-Seja multicanal
Há muito tempo o consumidor não está mais só no comércio de rua ou nos shoppings centers. O cliente em potencial está na internet, nas redes sociais, nos aplicativos de tablets e celulares. Dados da Boston Consulting Group mostram que consumidores que compram através de dois canais são três vezes mais rentáveis do que os que compram em apenas um canal; os que compram em três diferentes canais podem ser até cinco vezes mais rentáveis. Por isso, esteja sempre antenado com os novos canais e aposte neles!

4- Surpreenda o cliente
Em um país com sérios problemas de logística, é essencial ter em mente um plano B para a entrega. Nunca prometa prazos que você não pode cumprir, mas faça o impossível para entregar o produto com antecedência.  Invista em uma bela embalagem para apresentação do produto. O consumidor de moda tem ansiedade em receber sua compra, e ficará ainda mais satisfeito e surpreso em receber antes do prazo e em uma embalagem caprichada.

Alessandro Gil é CMO da Rakuten Brasil – http://www.rakuten.com.br

Por EcommerceNews

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: