Social Media Optimization # Regra 9 : Conhecer seu Público

· PATYMARKETING
Autores

Olá pessoal, vamos dar continuidade a nossa série de artigos sobre Social Media optimization, vamos abordar a 9º regra, Conhecer o seu público.

Vamos definir a 9º regra criada por Cameron Olthuis:

Saiba como chegar ao seu público: Se você não conhece o seu público, você está em apuros. Nós queremos que todos usem o nosso produto, mas seja realista. Haverá sempre um público específico que vai achar interessante e outros não. Preocupe-se em agradar que realmente está interessado.

Usuários da Internet são uma conglomeração das mais variadas. Longe vão os dias em que a World Wide Web era acessada em sua maioria por pessoas com a intenção de bate-papo ou descobrir algo sobre suas estrelas favoritas.

Hoje, o acesso à Internet é cada vez mais global e você encontra pessoas com os mais variados gostos. Portanto, devemos prestar mais ainda atenção nos usuários que acessam o nosso site,  focando em um trabalho que faça o nosso site ser útil ao nosso público-alvo e assim lhes proporcionar uma experiência satisfatória.

Qualquer site criado para cumprir uma meta deve cuidar de cada detalhe para atingir os objetivos que havia estabelecido e certamente um dos mais importantes é saber quem nos visita e por quê.

Sabemos que existem informações e serviços na Internet, para a maioria dos assuntos imagináveis. Nossos concorrentes podem oferecer o mesmo conteúdo ou serviço e o usuário o encontra mais facilmente, ao invés de encontrar o nosso. O público de Internet não é leal, por isso é necessário oferecer o que ele quer.

Page views, visitantes únicos, visitas, páginas mais lidas… todas as métricas que fazem parte do arsenal de estatísticas de um site são extremamente úteis. Quantificam o volume de acessos que um site recebe, mas não esclarecem muito a respeito do bem mais valioso dos editores: o público.

Como é o internauta que visita seu site?

  • É homem, é mulher?
  • Gosta de que assuntos?
  • O que ele pretende comprar?

As redes sociais são compostas por milhões de pessoas que compartilham o que fazem, o que querem, o que gostam, o que os chama a atenção, o que elas odeiam. Essas pessoas constituem uma plataforma ideal para que nossa mensagem seja viralizada.

Tenha em mente que as redes sociais, os protagonistas são eles, os usuários, e não nós ou o nosso produto. Vamos sempre tentar seguir a máxima para pode trabalhar e Criar uma estratégia de Social Media Marketing.

Para maximizar o poder das redes sociais, é preciso primeiro saber quem são seus membros (os perfis), o que eles querem, o que buscam ou o que desejam. Por isto, é tão importante saber o que é falado na Mídia Social.

“Ou seja, acompanhar e estar atento à conversa”.

Esta é a regra de ouro para se trabalhar com eficácia na Social Media.

Uma das coisas que costumo falar é que se você quer conhecer o seu público umas das melhores formas é escutar o que falam de você, mas sem participar. É importante fazer uma compilação da situação atual antes de começar a definir os objetivos, pois só conhecendo a situação atual (com dados concretos), você pode definir quais os objetivos que serão eficazes e eficientes:

  • O que está sendo dito sobre sua empresa? Lista de comentários positivos, neutros ou negativos.
  • Quem está dizendo? Lista de usuários, prestando especial atenção aos formadores de opinião.
  • Por que dizem? Saber se esses usuários são os clientes que falam de nós (felizes ou infelizes), os clientes potenciais, concorrência, etc.
  • De onde é dito? Resumo dos meios de comunicação social em que estamos presentes, graças aos usuários.
  • Existem respostas: Quem está respondendo (funcionários, fãs, etc.).

Se os indicadores de credibilidade e confiança são uma tendência positiva, você sabe que seu plano de comunicação na Internet está funcionando corretamente.

Para garantir isso, você só precisa apresentá-lo à reputação online universal:

  1. Encontre o nome da sua organização no Google.
  2. Adicione páginas às posições dos dez melhores resultados.
  3. Identifique a origem e analise o conteúdo apresentado em cada uma delas.

Para conhecer o seu público-alvo, existem muitas maneiras e ferramentas que podem ser utilizadas, A comunicação com o usuário é um dos passos mais importantes para atingir a meta.

Por Bruno de Souza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: