Faça Da Social Media Sua Melhor Parceira. It’s So Cool.

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Faça Da Social Media Sua Melhor Parceira. It’s So Cool.

MÉTRICAS EM MÍDIAS SOCIAIS – AULA DO @INTERNEY NA @ECOMMERCESCHOOL

Postado em janeiro 30, 2012 por Seja o primeiro a comentar

Esse foi um texto feito por mim publicado na minha antiga plataforma que achei interessante publicá-lo novamente.

 

O mundo é repleto de inovações. Sim, repleto pois é o que as empresas buscam em função da acirrada competição de mercado. Inovações que contemplam o poder da interação das pessoas por interesses em comum, por exemplo. No momento em que muitas pessoas buscam por alternativas e replicam grandes ideias dando a sua própria visão, é importante entender o que se passa nesse ambiente interativo. Saber interpretar a movimentação e o poder dessa movimentação gerada por uma aglomeração de conteúdo digital é essencial e se torna uma boa alternativa para alcançar inovações e espaço em um mercado cada vez mais predatório.

Então, o que estamos medindo? Redes sociais são representações dos relacionamento afetivos ou profissionais responsáveis pelo compartilhamento de ideias entre pessoas que possuem interesses e objetivos em comum. Beleza, temos um grande trabalho pela frente.

Ambientes como as mídias sociais representam essas aglomerações e estão sendo muito requisitadas para o trabalho de interação e engajamento entre empresas vs consumidores. Porém, para que toda essa fantasia e romantismo valha a pena, é preciso entender o quanto é essencial trabalhar a medição dessas interações e como medir o que acontece nas mídias sociais.

O relacionamento nesses canais é estabelecido por nós, conexões que geram os famosos compartilhamento dos conteúdos gerados rede à fora. Para se ter uma ideia, já formamos uma população de mais de 2 bilhões de pessoas conectadas no mundo. Mais que a população do planeta em 1930. Como trabalhar com essa população que, concentra uma maioria esmagadora, está em alguma rede social? Usa-se ferramentas, keywords, assuntos, conversações e tudo quanto é interação. Afinal, a interação é decorrente de suas rotinas e que em muitas vezes, as menções de marcas tornam-se inevitáveis.

É bom que se deixe claro um ponto. Por mais que você estabeleça conexões e interesses em comum com o público que você está lidando (target), NUNCA faça deduções das interações que você está trabalhando. É importante salientar que em um ambiente online, 99,99% do conteúdo publicado pode ser mensurado. E como a maioria do espaço online é dominado pelas mídias sociais, nada mais coerente que respeitar os dados coletados nesses canais. Esse espaço torna-se valioso para a sua marca uma vez que a diversidade de canais disponível na internet é imensa e uma vez que você descobre o melhor ambiente para você (marca), os retornos poderão ser ampliados.

Mas o que eu posso, de fato, mensurar ao trabalhar com uma marca/campanha nesses canais? Existem três básicos elementos que podem auxiliar na medição do resultado dessa campanha. A visibilidade de proporções quantitativas que as métricas que poderão servir de base para comparação – um vídeo no Youtube e seus milhões de views, por exemplo. O alcance e a quantidade de vezes que foi exibido. Outro tipo é a influência de caráter qualitativo que muitas pessoas obtêm com o uso das mídias sociais. Essa influência retrata justamente a propagação da mensagem e a reputação do autor – um tweet, por exemplo.

O engajamento também retrata as interações com qualidade de uma campanha. A participação de um texto num blog, como esse, é muito importante quando se espera de um retorno da audiência. Essa participação gera conteúdo e aproximação entre o autor e o leitor da publicação. Quanto mais engajamento entre as duas partes, melhor para as medições de resultado.

Para explorar essas interações e promover o conteúdo na geração de métricas, um bom diagnóstico do que precisa ser feito torna-se essencial. Levantamento de palavras chaves, por exemplo. Quais são as palavras chaves relevantes que estão circulando entre os textos publicados do contexto da sua empresa? Textos que são referente a: empresa (sua empresa e/ou cliente); marcas; concorrência; executivos e personalidades; publicações e pesquisas; e cultura e tendências. Ao estabelecer essas palavras, você estará trabalhando um conteúdo relativo ao esperado e consumido pelo seu target. E que é um conteúdo que represente o que a sua empresa faz, vende e anuncia.

Se você não sabe como determinar esses keywords, utilize essa ferramenta: TagCrowd. Ela irá mostrar, diante de um filtro pré-estabelecido, exatamente as principais palavras daquele texto. É bem interessante!


E também temos o Google AdWords – tão básico e essencial como tomar café todas as manhãs.


Essas palavras irão te indicar o volume de pesquisa e entender a atenção que é feita com as palavras. As palavras com uma concorrência alta são as palavras mais caras e que são as mais disputadas. Essas tags irão determinar o caminho do conteúdo em função da procura/disputa pela concorrência. Mas é importante que saibam a segmentação de um termo pois ao ser jogado no Google, uma palavra poderá ter vários sentidos para o usuário e nem sempre o mesmo sentido irá buscar a atenção de outro. Nesses casos, uma ferramenta bem legal para trabalhar com os filtros de palavras chaves do seu conteúdo é o Google Insights.

Uma vez que tens o que pesquisar, é importante determinar os ambientes de busca para você não entrar em um lugar errado sem que haja sequer uma alma para te ouvir. Saber os canais usados pela sua audiência é essencial. E um auxílio interessante é o DoubleClick, do Google.

E se for em blogs, há algumas ferramentas de buscas recomendáveis:

Para fazer buscas no Facebook, tem uma ferramenta bem interessante que utiliza de perfis, páginas abertas e fanpages para fazer as buscas das palavras. É o FanPinch.

E o Twitter também tem a suas:

Outros canais interessantes para acompanhar o o que pode está acontecendo com a sua marca é nos patinhos feios da internet, que nem diz o Edney Souza nas suas aulas. Os fóruns e grupos de discussão espalhados pelos Yahoo! e Google da vida, com um monte de gente dando de intelectual respondendo coisas sem necessidades. Mas enfim, é um canal e precisa ser explorado.

Para um bom diagnóstico, a análise é importante para determinar o caminho que a campanha está tomando. Rankear influenciadores, comparar com concorrentes e avaliar o contexto podem ser fatores determinantes no caminho de uma gestão da marca. As redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube) serão os canais que mostrarão esses valores. O mais legal que eu acho é o Klout.

 

É um indicador interessante do seu ‘Whuffie‘ nas mídias sociais. Vale a pena mantê-lo atualizado.

Um site legal para analisar os trends topics do Twitter é o Topsy. É um espaço pra te dizer basicamente o que ta rolando no Twitter. Na análise da concorrência, por exemplo, você procura identificar o que fez a mensagem desse concorrente gerar tanto RT e assim fazer a abordagem nos seus tweets com a influência obtida nos RTs.

Uma rede social que está crescendo e eu sou um grande fã é o Foursquare. Ela te permite conhecer locais e fazer dicas desses lugares para próximas pessoas que estiverem por ali. É bem interessante e as empresas podem aproveitar como uma boa alternativa de relacionamento também. Um site que auxilia nesse engajamento é o Fourwhere que mostra locais que foram feitos checkins e com dicas. Assim você identifica usuários ativos da rede social que podem retornar ao local e nisso provocar uma interação com eles.

Todo esse trabalho, e que por sinal é um baita de um trabalho, irá gerar um relatório para uma apresentação ao seu cliente/marca. A repercussão da campanha, a retenção que foi provocada, a origens de tráfego e conversões. E claro, o engajamento criado será primordial no resultado. Quando você trabalha com as redes sociais é importante estabelecer a presença social da marca e não somente a intenção do lucro. Mídia Social é relacionamento.

A visibilidade é um bom indicador de resultado. Por exemplo, se o tempo de visitação de um site é alto, isso mostrará que o conteúdo produzido por você está atraindo corretamente o usuário e as chances desse cidadão voltar são dobradas em função do valor agregado que foi atribuído numa publicação.

O legal de você trabalhar com marcas nas mídias sociais é que você, com o conteúdo, atribui ‘responsabilidades’ ao seu target fazendo ele um grande contribuinte do retorno que as campanhas estão obtendo. É importante estabelecer contatos e atividades com novos e velhos visitantes. Assim, quem é novo irá se engajar com a marca e os que já estavam interagidos com a campanha, poderão advogar a favor e, consequentemente, atribuir novos adeptos para o seu canal.

Fora todas essas ferramentas, a internet te fornece outras tantas que poderão auxiliar, principalmente no começo, as campanhas e o plano de gestão da marca que você está construindo. Otimize essas ferramentas e depois avance para as modalidades mais completas, com pacotes pagos. Trabalhar com a participação do usuário é importantíssimo. Não deixe ele sair da sua marca porque não teve interação. Uma notícia, um produto novo, uma oferta ou promoção relâmpago. Tudo pode melhor a sua participação com os usuários de mídias sociais.

Utilize tudo de forma decente e não extrapole o bom senso. Respeito é essencial e o reconhecimento é a alma do relacionamento.

Esse texto foi feito com base na aula sobre Métricas em Mídias Sociais, do professor Edney Souza na Ecommerce School e não é um texto pago ;)

Home » Por mim. » Métricas em Mídias Sociais – aula do @interney na @ecommerceschool

 

Rodrigo.

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