Apple prepara OS X para rodar com processadores ARM em futuros MacBooks Air

· PATYMARKETING
Autores

Ao que tudo indica, o Windows 8 não será o único que terá versão com suporte nativo aos processadores ARM. Informações dão conta de que a Apple também trabalha numa adaptação do OS X para os processadores frutos desta arquitetura, mirando uma futura geração de MacBooks Air. A Apple chegou a testar processadores A5 em protótipos e se disse surpreendida com o desempenho das unidades no ano passado.

a5Apple prepara OS X para rodar com processadores ARM (Foto: Divulgação)

A informação foi revelada involuntariamente por um estudo acadêmico. A pesquisa conta o processo de desenvolvimento da versão do sistema operacional para processadores ARM. O trabalho vem sendo levado a cabo pelo engenheiro Tristam Schaap, que relata algumas dificuldades para trazer o Mac OS para chipsets da Marvell.

Entre esses problemas, segundo o estudo, estão desde necessidades básicas como novos drivers para gerenciar o hardware em perfeita comunhão com os novos processadores às limitações puramente estruturais do sistema, que precisaram ser totalmente remodelados, como cacheamento, kernell e até mesmo o sistema de arquivos.

Para além dos problemas de compatibilidade do OS X com estes processadores, há a questão de que não há softwares escritos para tirar proveito desta arquitetura para o sistema. É um problema que se repete no ambiente Windows. E, caso os MacBooks calçados com AMRs venham a alcançar o mercado, será necessário que desenvolvedores, no mínimo, criem versões de seus aplicativos para a plataforma.

Processadores ARM são desenhados para concentrarem um grande número de recursos, adotando uma característica que os faz conhecidos como SoC (sigla do inglês para “sistema em um chip). São processadores de baixo consumo de energia, pouca dissipação de calor e custos de produção relativamente mais baixos que os x86 de Intel e AMD. São processadores assim que rodam em tablets e smartphones, como iPads e iPhones.

Via Slashgear

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: