Internet e os novos bilionários com bens alheios

· PATYMARKETING
Autores

O negócio com bens alheios

A rede social Facebook acaba de lançar ações em bolsa num negócio que foi avaliado em 75 bilhões de dólares pelos investidores norte-americanos e europeus. Mas os ativos físicos da empresa criada em 2004 pelo então adolescente Mark Zuckerberg não somam nem uma fração mínima do seu valor de mercado.  O que a rede Facebook tem de realmente valioso não pertence a ela, mas sim a você.

Esta é a nova lei da economia digital baseada na internet, onde o grande paradigma ainda é o Google, cujo valor de mercado girava, em 2011, em torno dos 174 bilhões de dólares.  A empresa que controla o principal sistema de buscas na Web também usa como ativo mais valorizado o seu e o meu conhecimento, que entregamos de graça em troca de algum benefício como contato com amigos ou informações online.
Os chamados ativos intangíveis são hoje a mercadoria mais valorizada na economia digital, o que leva a uma reflexão sobre nosso papel como usuários e fornecedores de informações. Estamos sendo levados à condição de doadores de uma mercadoria preciosa que gera fortunas bilionárias nas mãos de outras pessoas.
A lógica convencional nos diz que, no mínimo, estamos fazendo o papel de idiotas ou otários. Mas não adianta reclamar porque na realidade estamos entrando num outro terreno lógico, onde a produção de conhecimento responsável pela inovação passou a ser o motor da economia capitalista. O conhecimento não se produz mais apenas nos laboratórios, mas nas ruas, florestas, comunidades e redes, só para citar alguns contextos mais comuns.
Todos nós colocamos diariamente na Web uma massa enorme[1]de dados, informações, fatos e conhecimentos[2], mas recebemos em troca um valor mínimo em serviços fornecidos por empresas como a Facebook e o Google. Em suma, um péssimo negócio pela matemática financeira na qual fomos educados.
Texto de Carlos Castilho, reproduzido do Observatório da Imprensa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: