As histórias que as empresas contam no Facebook

· PATYMARKETING
Autores

A Timeline em funcionamento
FOTO: Reprodução

Em 18 de setembro de 1851, um orador da Assembleia de Nova York e um banqueiro de Albany colocaram nas ruas a primeira edição do jornal The New-York Daily Times. Henry Jarvis Raymond e George Jones escreveram na ocasião que pretendiam publicá-lo todas as manhãs, exceto aos domingos, e cobrar por cada cópia apenas US$ 0,01.

Esta é a história de como começou o atual The New York Times, mas a reportagem não saberia nada disso sem antes fazer uma bela pesquisa, que foi encurtada por conta do novo formato de perfil corporativo disponibilizado pelo Facebook nesta semana.

Hoje um dos veículos mais prestigiados do mundo, o NYT está entre as empresas que atendeu à ideia de Mark Zuckerberg e resolveu contar sua história de vida por meio da Timeline, a “linha do tempo” que antes fora mostrada para os usuários comuns da maior rede social do mundo.

“Estamos contentes em introduzir nossa linha do tempo, que destaca momentos selecionados dos nossos mais de 160 anos de história”, comemora o jornal, em um post destacado – que, aliás, só pôde ser destacado por conta do novo visual.

“Venha para dentro da redação na noite da eleição presidencial de 1928. Veja nossos repórteres trabalhando durante o apagão de 1977. Você ainda encontrará uma aparição de Marilyn Monroe na década de 1950”, convida o NYT, que promete atualizações constantes com os principais fatos que confundem a história do veículo com a da humanidade.

Obviamente, não foi ideia exclusiva usar a Timeline para essa finalidade. Afinal, Zuckerberg deixou bem claro, em 22 de setembro de 2011, que havia criado o espaço para que todos pudessem chamar o Facebook de “casa”. “É como você pode contar toda a história da sua vida em uma única página”, comentou o CEO, à época em que lançou a novidade.

Manchester United, por exemplo, é mais um que revela ali ter sido fundado com outro nome: em 1878, se chamava Newton Heath LYR Football Club, e só mudou em 1902. Já a Dove sempre foi Dove, surgida em 1957; aCoca-Cola é de 8 de maio de 1886… Provavelmente, veremos outras histórias – selecionadas, é claro – surgirem ao longo do tempo.

Por Leonardo Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: