Blogs são fundamentais para o e-commerce moderno

· PATYMARKETING
Autores

Faz muito tempo que eu prego em todos os cursos e palestras que participo sobre a importância de uma loja virtual ter um blog. Essa visão para mim é cada vez mais clara levando-se em consideração a filosofia moderna de marketing, que passa muito mais pelo marketing de relacionamento do que pelo marketing de display. Ser um agente da construção do processo de decisão de compra é cada vez mais importante no marketing moderno.

Na estratégia que costumo usar para marketing de lojas virtuais utilizando um blog, tenho dois objetivos distintos. O primeiro é transformar o blog da loja em uma referência no segmento em que ela atua, o segundo é usar o blog como ferramenta complementar a estratégia de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, quando falo em marketing, coloco sempre o blog como figura central da estratégia.

Criando uma referência

No primeiro caso, o objetivo do blog é funcionar como fonte de informação para pessoas que tenham dúvidas em relação a produtos ou serviços. Nessa estratégia, o conteúdo do blog é centrado em auxiliar os internautas a esclarecerem dúvidas a respeito de produtos e seu uso. Esse conteúdo pode ser no formato de reviews ou tutoriais de uso, como por exemplo, no caso dos cosméticos, qual o melhor procedimento para o seu uso.

Com essa estratégia, você passa a ser um consultor sobre o assunto e assim desenvolve um relacionamento mais próximo com o usuário. Nada melhor para criar um relacionamento do que isso. Está com dúvida em relação a algum produto? Pergunte ao guru! Pronto, metade da venda está feita, resta agora colocar um link no blog que leve o internauta para a loja ou melhor ainda, para a página do produto.

Blog como ferramenta de SEO

O segundo objetivo é transformar o blog em uma ferramenta auxiliar ao processo de SEO. Essa é para mim uma estratégia matadora em termos de marketing de busca e pelo visto já foi percebida por alguns players do e-commerce já que ultimamente é cada vez maior o número de lojas virtuais que tem enviado seus colaboradores para o nosso curso de SEO. Como o conteúdo de uma loja virtual tende a ser muito engessado, o blog passa a assumir o papel de âncora da indexação. Nessa estratégia, o conteúdo do blog visa palavras-chave específicas que sejam estratégicas para loja virtual. Com isso a loja passa a ter uma exposição bem maior nas ferramentas de busca como Google, o que auxilia bastante na hora da loja ser encontrada pelas pessoas certas.

Por isso, ao montar uma estratégia de marketing digital para o seu e-commerce, olhe com mais carinho em direção ao blog. Ele não é mais uma ferramenta romântica para escrever diários inocentes e se transformaram em poderosas ferramentas de web marketing.

Fonte E-Commerce News

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: