Como aumentar sua base de Fãs no Facebook

· PATYMARKETING
Autores

Depois de criar uma Fan Page para sua empresa no Facebook, o grande desafio passa a ser como fazer crescer a sua base de fãs. É o desafio do Like. É através do Curtir que as pessoas expressam sua simpatia e aprovação pela sua marca, portanto, é essencial que você crie ações que visem aumentar a sua base de fãs. Afinal, uma das funções da sua página no Facebook é a de mostrar como as pessoas confiam na sua marca, serviços e produtos, e o termômetro disso é o número de fãs. Evidentemente essa não é a única métrica na análise de desempenho de uma Fan Page, mas em um primeiro contato, é claro que isso fala, e muito, ao consumidor. Além do mais, um número elevado de fãs, certamente irá influenciar positivamente o seu Edge Rank.

Vejamos então algumas ações que irão ajudar a sua empresa a aumentar o número de fãs da sua página.

Incorpore imediatamente o botão Like no seu site: Provocar a ação é essencial e nada melhor do que o botão Curtir para incentivar essa ação. Coloque esse botão no site da empresa, sempre em uma posição de aprovação, ou seja, ao final de uma apresentação. O usuário do Facebook tem essa característica, ele somente Curte a sua página após conhecer detalhadamente o conteúdo. O botão Curtir no topo da página ou post no blog não é tão eficiente assim.

Seja o primeiro a Curtir: Comece o trabalho de divulgação pelo seu próprio perfil no Facebook. Curta sua página e aproveite a viralidade da sua rede de amigos para incrementar seu número de fãs. Peça a opinião de seus amigos e convide-os a dar um Like.

Convide sua base de e-mails para Curtir sua página no Facebook: Uma forma interessante e válida para aumentar a sua base de fãs é enviar uma newsletter anunciando o lançamento ou reformulação da sua Fan Page e convidando a sua base de e-mails a Curtir a página.

Incorpore o botão Curtir em sua template de e-mail: Providencie um lugar de destaque na template de e-mail usada no dia-a-dia da sua empresa. Lembre de forma indireta a seus contatos que você tem uma presença no Facebook. Uma boa opção é incorporar o botão ou um link na assinatura de e-mail. Torne isso um padrão para toda a empresa e colaboradores. Esse é um detalhe muitas vezes negligenciado nas empresas.

Coloque um ícone em suas newsletter: Crie um gancho entre o seus boletins informativos e o Facebook colocando um ícone em sua newsletter. Muitas vezes, as pessoas ao lerem algo interessante em sua newsletter querem repassar isso para seus amigos nas redes sociais e por isso você deve facilitar essa ação inserindo essa solução no corpo dos seus informativos.

Crie promoções exclusivas em sua Fan Page: Crie promoções onde apenas os fãs da sua página podem ser beneficiados. Existem aplicativos que permitem esse filtro de usuários. Os que não são Fãs tem acesso a um conteúdo, já os que já Curtiram a página tem acesso a um conteúdo diferenciado.

Divulgue a página através de Facebook Ads: Já que sua empresa está no Facebook a negócios, que tal começar a usar o Facebook Ads com mais frequência. Comece por divulgar sua página de Fãs com um anúncio bem estruturado e positivo. Incentive os usuários a Curtirem a sua página.

Crie links para sua página de Fãs no seu site: As páginas de fãs do Facebook tem um ótimo potencial para SEO. Por isso, vale a pena ajudar no link building da página incluindo links para ela em seu site, blog e outras fontes de publicação na web. Para aumentar essa influência, certifique-se que estes links tenham Do Follow.

Dê incentivos para seus fãs espalharem a sua mensagem: Existem dois tipos de pessoas que poderão ajudá-lo a divulgar a Fan Page da sua empresa: quem vai fazê-lo de forma altruísta, porque eles acreditam na mensagem, e aqueles que irá fazê-lo em troca de uma recompensa.

Não há nada de errado com o uso de incentivos para recompensar as pessoas para espalhar a sua mensagem, e que é igualmente verdade que a construção de uma base de fãs Facebook. Várias empresa fazem isso através de sorteios, concursos ou brindes. Essa é uma boa idéia a seguir.

Dê vida a sua Fan Page: Seja interativo com seu público. Não se esqueça que sua popularidade está ligada diretamente ao retorno que você oferece aos seus fãs. O coração de cada página do Facebook é o Mural. É onde as conversas entre uma empresa e seus fãs ocorrem. Sua empresa deve incentivar o diálogo com os fãs na forma de Likes, comentários e conteúdo gerado pelo usuário, como mensagens no Mral, vídeos e fotos. Engajamento com os fãs estimula a opção Curtir porque cada engajamento leva a conteúdo que está sendo postado para o Mural, onde seus amigos pdem ver. Uma base de fãs bem ativa leva a um forte crescimento orgânico.

Quando realizamos nosso curso de Facebook sempre lembro aos participantes que a criação de uma página no Facebook é composta de duas fases, a de implementação e a de divulgação. Essas dicas são apenas algumas  sugestões, a sua criatividade pode fazer crescer em muito essa lista. Tem alguma sugestão? Deixe seu comentário.

Fonte E-Commerce News

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: