Duas das principais causas de abandono de lojas virtuais

· PATYMARKETING
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Há inúmeras razões pelas quais alguém pode abandonar um site de comércio eletrônico no momento da compra, muitas das quais parecem serem senso comum, mas a verdade é que a maioria dos varejistas online não levam essas questões a sério. A seguir será descrito dois motivos comuns que geralmente produzem constrangimentos suficientes para os usuários deixarem um site de comércio eletrônico, antes mesmo adicionarem qualquer produto em seu carrinho de compras.

Dados recentes da Hostway informam que uma das principais causas de abandono de um site de e-commerce no Reino Unido, é o tempo de carregamento lento da loja virtual. Aproximadamente 46% dos 2.033 consumidores entrevistados citam a velocidade de carregamento das páginas como a sua principal queixa. O tempo de carregamento lento de um site é um dos principais problemas do mundo se tratando de usabilidade na web, tanto, que o Google incluiu em seu Page Rank o fator tempo de carregamento da página. Essa atitude do Google certamente irá melhorar a usabilidade dos sites em geral para os consumidores, mas estas mudanças também forçam os varejistas virtuais agirem rapidamente, ou serão cada vez mais prejudicados.

Em geral, melhorar a velocidade de sua loja virtual não irá apenas fazer seus clientes satisfeitos, certamente suas vendas irão melhorar. Se seu site tem um bom projeto em SEO, e está fazendo os passos necessários para melhorar a velocidade de suas páginas, o Google provavelmente irá reconhecer começar a melhorar o ranking do seu site de comércio eletrônico.

Há também outro motivo que também é uma das principais razões pelas quais os consumidores abandonam suas compras online, que é uma navegação mal projetada. O objetivo principal da navegação de uma loja virtual deverá ser o de ajudar as pessoas a encontrar facilmente o que eles precisam comprar. Uma navegação deficiente poderá fazer com que os consumidores fiquem muito frustrados, pois eles já se acostumaram com grandes sites, como: Google, Amazon, Yahoo, e grandes portais brasileiros, onde a usabilidade realmente é levada a sério, e certamente qualquer site com uma navegação inferior que desses sites acima listados, os usuários reconhecerão.

Quando um consumidor está navegando pelo seu site, eles não devem ter distrações como banners em flash ou qualquer outro tipo de anúncio muito chamativo, para que eles possam focar no que eles realmente querem fazer. Utilizando anúncios demasiadamente em sua loja virtual para tentar fazer uma receita extra, só estará prejudicando suas taxas de conversão.
Embora esses dados foram baseados em usuários do Reino Unido, essas informações são aplicáveis a qualquer site de comércio eletrônico do mundo. Se você está investido o tempo necessário para que seu site de comércio eletrônico esteja tanto com uma boa velocidade de carregamento, assim como um projeto de navegação capaz de facilitar as tarefas dos usuários, certamente irá evitar muitas vendas perdidas.

Fonte E-Commerce News

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