Google AdWords e gestão de link patrocinado em operações de e-commerce

· PATYMARKETING
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O Google é reconhecidamente uma das plataformas de busca que mais gera aumento de tráfego em e-commerces graças ao Google Adwords, que além de posicionar anúncios em sites parceiros, permite a uma empresa, produto ou serviço aparecer em primeiro lugar nas buscas por palavras-chave muito mais rapidamente do que aconteceria em buscas orgânicas.

No entanto, para otimizar esta busca, é extremamente importante que a empresa saiba cadastrar as palavras chaves. Assim, se o tema for moda, o ideal é que sejam cadastradas keywords (palavras-chave) que tenham relação com isso como “vestido preto”, “jeans feminino”, etc. A escolha deve ser pensada para obter resultados de compra e não apenas gerar cliques.

Posicionamento de AdWords no Google

 

Muitos cliques que não dão resultado de conversão não são interessantes, pois o anunciante do AdWords paga pela ativação e pelos cliques que recebe em seus anúncios e, por isso, uma palavra-chave que não corresponde ao produto ou ao negócio, pode representar gastos desnecessários.

É preciso entender que o posicionamento inicial do anúncio com relação ao posicionamento de seus concorrentes dependerá do preço inicial pago pelo clique nas palavras-chave e a relevância do mesmo. A relevância é calculada pelo Google a partir do CPC (custo por clique) mínimo, mais o texto do anúncio e ainda o conteúdo do site indicado. A junção destes fatores é denominada Quality Score (ou pontuação de qualidade) e é este índice que pode, sem o aumento do CPC, fazer com que o anúncio suba posições entre os concorrentes.

Assim, para ter uma campanha de sucesso é preciso escolher as palavras-chave corretamente, ter um bom conteúdo no texto de anúncio e no site e, além disso, saber avaliar os resultados. E é neste ponto que está a maior dificuldade. A análise de retorno do investimento deve ser feita constantemente no e-commerce, pois um minuto pode ser responsável por muitas vendas ou perdas de clientes. Mensurar o resultado em negócios eletrônicos não é uma tarefa fácil.


Considere o cenário de um e-commerce com 100 produtos e, para cada um destes, 20 palavras-chave. E então, você tem que analisar número de cliques de anúncio em cada um destes 100 produtos. E, tem que fazer tudo isso rapidamente, pois sabe que tempo é dinheiro em comércio eletrônico. Como fazer tudo isso com uma equipe enxuta, comum aos e-commerces?

O Google Adwords oferece alguns parâmetros que podem ser utilizados para verificar a eficácia de um anúncio, entre eles o CTR (Click Through Rate – Clique sobre a taxa). O CTR mede o retorno de cliques em relação ao montante enviado. Ele mostra, de forma subjetiva, o nível de relevância e adequação do texto no anúncio.  Assim, uma pessoa procura por viagens para a Disney vai encontrar diversos anúncios. Caso o texto do anúncio não gere interesse, ela não vai clicar.

Ao avaliar estes índices o anunciante pode verificar em que ponto da campanha é necessário melhorar, se precisa aumentar o preço pago pelos cliques, ou melhorar o texto do anúncio e conteúdo do site.

Automatização de parâmetros abre novas perspectivas em resultados de conversão

O mercado brasileiro ainda faz a análise de retorno manualmente, por meio de mão de obra qualificada. No entanto, já existe fora do Brasil um novo modelo que estamos buscando para oferecer ao mercado nacional. Estamos falando de uma ferramenta de gestão de campanhas por links patrocinados que vai revolucionar o mercado no Brasil. Trata-se do Kenshoo Enterprise, um software que automatiza o processo, gerencia anúncios em ferramentas de busca e pode monitorar e gerenciar anúncios no Google, Bing (MSN), e Yahoo. O programa utiliza algoritmos para prever ações futuras e, consequentemente, melhorar a eficiência de seus anúncios.

Tela de configuração dos objetivos de campanha de seu perfil

 

 

Como se trata de uma análise matemática feita por algoritmos, é fundamental saber definir os parâmetros do negócio. Assim, itens como o investimento inicial, investimento máximo e objetivos da campanha são fundamentais para as tomadas de decisão. Baseado nestes dados a ferramenta faz cálculos e atualiza as palavras-chave e o CPC da campanha automaticamente.

Página principal do gerenciamento de Campanhas do Kenshoo Enterprise

 

O sistema pode trabalhar, também, com dados de sazonalidade. Caso haja diferença sazonal no volume das vendas de algum dos produtos anunciados, basta adicionar ao sistema esta informação. Com isso, o Kenshoo pode aumentar ou reduzir o CPC das palavras-chave de acordo com a época do ano.

A principal vantagem da ferramenta é gerar crescimento de tráfego no site e nos lucros para a empresa. E, o aumento de resultados é ainda maior no caso de grandes campanhas que envolvam investimentos altos. A ferramenta Kenshoo auxilia muito na gestão e automatização das decisões de lances, gerenciamento com o CTR e dos anúncios, entre outros itens.

Este tipo de ferramenta vai revolucionar o mercado brasileiro em pouco tempo. O motivo é claro, se bem trabalhada, a ferramenta vai trazer resultados de conversão e, quem sabe, então, poderemos elevar o atual patamar de conversão de um e-commerce no Brasil, que infelizmente ainda está na faixa de 0,5% a 1,5%.

Abs,

@thiago_sarraf

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