GUIA COMPLETO PARA CRIAR UMA NEWSLETTER PARA SEU BLOG

· PATYMARKETING
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Muitos de vocês, especialmente aqueles que são leitores regulares, devem ter notado que por alguns dias o blog veio sofrendo algumas mudanças importantes. Sem dúvida, a mais importante dessas mudanças foi à troca de domínio, mas a mudança que quero mostrar foi a de começar a dar mais ênfase a newsletter para o qual você pode se inscrever, deixando seu e-mail na caixa acima você à direita.

O que é uma newsletter, o que é como usá-la, como criar e operá-la são algumas das perguntas que serão respondidas neste artigo. Siga-me, porque este é sem dúvida um dos pontos-chave do Marketing digital e acho que vale a pena alguns minutos do seu tempo.

O QUE É UMA NEWSLETTER?

O que é isso? Uma newsletter é uma publicação sobre um tema específico que é enviado aos assinantes ao longo do tempo. Aqui estou me referindo a um boletim on-line (não de papel) em que o meio escolhido para enviar a publicação é o e-mail.

 O que é? A newsletter tem muitos usos, mas certamente o principal deles é atrair para capturar e-mails. Hoje (e isso está sendo assim desde a década de 90), o maior patrimônio que você pode ter um negócio online é a sua lista de assinantes. É indiferente se você está no comando de uma empresa com presença on-line ou se você é um indivíduo como eu, a partir de hoje deve construir sua lista de assinantes e trabalhar para que a cada dia aumente o número de assinantes.

OUTROS USOS DE UM BOLETIM INFORMATIVO:

AJUDA A CONSTRUIR RELACIONAMENTO COM SEU PÚBLICO

Ser capaz de falar diretamente com seu público e recorrentemente no tempo, através de um meio tão íntimo quanto o e-mail, ajuda a fortalecer o seu relacionamento com ele. Os relacionamentos são construídos na confiança e isso é construído sobre a base das interações ao longo do tempo. Graças a sua newsletter, você pode manter esse diálogo com seus clientes e, assim, fortalecer o seu relacionamento com eles.

AJUDA VOCÊ A ENTENDER MELHOR O SEU PÚBLICO

Em qualquer empresa ou publicação é essencial saber o que está sendo demandado pelo seu público. Caso contrário, iria criar produtos, serviços ou conteúdos que não importam. Graças a sua newsletter, você pode fazer perguntas específicas (uma prática que eu recomendo) para seus assinantes.

PERMITE GANHAR TRAFEGO PARA SEU BLOG

Vamos dizer que você começa um novo item em seu blog e você acha que é especialmente bom e quer que seja lido por várias pessoas, ou você recebe um produto ou serviço e quer torná-lo conhecido, tanto no como no outro caso, só teria que enviar um e-mail para seus assinantes com um link para a página que você deseja enviar tráfego e descrever resumidamente o conteúdo a ser encontrado, seguindo o link.

POR QUE QUE A LISTA DE ASSINANTES É O MAIOR BEM QUE SE PODE TER ONLINE?

A principal razão para este valor especial com uma lista de assinantes é o que hoje é conhecido como marketing de permissão. Esta forma de marketing consiste em seu prospect (potencial cliente) lhe dar permissão para enviar suas mensagens de marketing para seu e-mail.

Em outras palavras, ele abre a porta da “casa” para que você possa falar diretamentesem ter que competir por atenção com outros concorrentes nos seus mercados. Com esta autorização, você pode ganhar a confiança do receptor de sua mensagem e fazer dela a percepção melhor da sua marca e, assim, a alcançar o seu aumento de vendas de produtos ou serviços.

OUTROS MOTIVOS QUE FAZEM A LISTA DE SEUS ASSINANTES UM ATIVO IMPORTANTE

A LISTA É SUA E VOCÊ TEM TOTAL CONTROLE SOBRE ISSO

Tudo que você faz na internet está sujeita às decisões dos outros. Facebook, Twitter, Youtube e até mesmo o que você postar em seu blog, deixaria de existir com a intervenção de terceiros. Sim, o que você publica no seu blog também pode ser inutilizado (Google penaliza-lo) ou desaparecer (hackear a página). Se você tem em sua lista usuários leais e engajados basta enviar-lhes um e-mail, lhes informando o ocorrido que com certeza, você terá alguma ajuda, mesmo que seja indireta.

SEUS SUBSCRITORES SÃO O MELHOR PÚBLICO

Os que assinam a sua newsletter tem demonstrado um interesse especial para o conteúdo que você oferece, e não deixaram o e-mail em vão, eles esperam receber algo que seja útil a eles ao longo do tempo.

VOCÊ PODE AUTOMATIZAR O ENVIO DE MENSAGENS

Nos serviços de e-mail marketing, se não todos, permitem automatizar o envio de mensagens aos seus assinantes. Com isso você garante que todo o conteúdo da sua newsletter será visto do começo ao fim. Os Blogs são ótimos para destacar o conteúdo recente, outra coisa legal também é usar a newsletter para reenviar conteúdo antigo para que não caia no esquecimento.

O DINHEIRO ESTÁ NA LISTA

Na internet existem várias formas de ganhar dinheiro, mas vou mostrar duas que tem feito muito sucesso: a venda de seus produtos ou vender outros produtos e cobrando uma comissão por isso. A grande maioria daqueles que estão ganhando grandes somas de dinheiro através da internet, eles estão tendo sucesso, principalmente devido às suas listas de e-mail.

A quantidade de dinheiro que você pode ganhar depende de 3 fatores:

  1. O número de assinantes que você tem,
  2. A qualidade de seus assinantes, no sentido de mais ou menos orientado (interessado no que você tem a oferecer).
  3. A qualidade de relacionamento com os assinantes da sua lista e a qualidade do seu conteúdo. Embora isto seja verdade, devemos ser cuidadosos ao tentar monetizar sua lista, pois ninguém gosta de você está vendendo anúncios o tempo todo.

CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA NEWSLETTER

Seus leitores, embora interessados no conteúdo que você compartilha no blog, não assinam a sua newsletter, a menos que você tenha algum incentivo. Uma newsletter deve conter pelo menos estas 3 características:

1. Oferecer conteúdo exclusivo não publicado no blog. Por exemplo, se você tem algum e-book, mas você não quer coloca-lo no blog, disponibilize apenas para os assinantes da Newsletter é uma boa forma de aumentar sua lista e oferecer algum incentivo.

2. O conteúdo deve ser de primeira qualidade. Se você compartilhar qualquer coisa ou algo de valor duvidoso para os seus assinantes, as chances de seu e-mail não ser aberto ou a assinatura cancelada é grande. Em vez disso, compartilhe conteúdo valioso e não apenas algo para falar que você envia uma newsletter, outro fator que fará o assinante abrir seu e-mail será o titulo que dará a ele, portanto trabalhe muito bem a questão do titulo, as chances de e-mail aberto será maior.

3. Tempo de envio das mensagens. O mais importante, não deixe ficar muito tempo entre as mensagens, caso contrário você corre o risco de que, quando enviar alguma mensagem os usuário cancelem a sua assinatura. Se você enviar muitos e-mails vai conseguir o mesmo efeito: eles reduzem a proporção de abrir e-mails e o cancelamento de assinatura aumenta. Se você assim como eu usa o feedburner, deixe claro que cada conteúdo publicado no blog, será enviado para o e-mail do assinante.

COMO CRIAR UMA NEWSLETTER?

Vou ensinar a criar uma newsletter passo a passo e melhor de forma gratuita, já que muitos não gostam de pagar um sistema de envio de E-mail Marketing. A maioria de nós blogueiros utilizado o Feedburner para a entrega de feeds.

O feedburner tem uma opção que permite criar uma lista de assinantes por e-mail e melhor de forma gratuita.

Depois de efetuado o login no feedburner, você deverá clicar em Publicize, no menu principal e depois que a página carregar você irá selecionar a opção “Email Subscriptions”, no menu lateral a sua esquerda.

A seguir deverá ativar a ferramenta, clicando em Activate. Com a opção ativada você deverá modificar a opção Language , de inglês para português. Pronto, agora só o que você deve fazer é copiar o código HTML e inseri-lo em seu blog para que outras pessoas possam assinar a sua Newsletter.

O feedburner  também oferece algumas opções para você deixar a sua newsletter mais profissional. Em preferência de comunicação, você pode personalizar a mensagem que será enviada ao usuário junto com o link de confirmação de assinatura, além de poder definir um e-mail padrão para isto.

Outra opção é o E-mail Branding que serve para personalizar o layout do e-mail que será enviado ao assinante. Esta opção é simples praticamente, permite você definir o titulo do E-mail, permite inserir a logo do seu blog ou empresa e definir as cores do e-mail.

E a última opção e importante é o horário que esses e-mail devem ser entregues pelo Feedburner. Basta apenas escolher sua timezone e especificar de que horas a que horas você quer que os e-mails sejam enviados.

Apesar da facilidade do Feedburner, às vezes queremos enviar algo para os assinantes, mas não queremos fazer uma publicação no blog. Para isso eu recomendo a assinatura de um serviço de E-mail como MailChimp, Aweber, Icontact, PtSender, etc., Atualmente estou utilizando o PtSender para poder gerir minha lista de assinantes e poder enviar determinados conteúdos que não estarão disponíveis no Blog.

Para utilizar a lista de assinantes do Feedburner em outro sistema de newsletter, você só precisa exportar do Feedburner para o formato cvs (formato oferecido pelo feedburner) e importar no seu sistema de envio preferido.

Para exportar os contatos é simples, veja abaixo:

Bem, acho que por hoje é uma boa informação. Nada vai segurar você de ter sua própria newsletters e começar a criar sua lista de assinantes. Qualquer pergunta você pode me deixar nos comentários abaixo. De fato, se o e-mail marketing é algo que lhe interesse eu recomendo que você assine a newsletter do Blog e assim receba nossos artigos e conteúdos exclusivos para assinantes.

Por Bruno de Souza / Marketing Digital 2.0

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