Guia básico para a Pesquisa de Marketing em Mídias Sociais

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Há poucos dias, a SalesForcelançou em seuSlideShare  um guia rápido para profissionais envolvidos compesquisas de marketing. O principal objetivo do material é apontar quais são os principais passos a serem cumpridos ao longo de uma pesquisa (dicas que podem ser aplicadas, inclusive, em pesquisas online), conferindo uma maior assertividade para profissional envolvido neste processo. Veja abaixo como funciona o guia e as linhas gerais de cada uma das etapas:

1 -Definir [Define] – O primeiro passo se dá na definição da demanda de informação, problema ou objetivo de pesquisa. Com base em informações iniciais acerca do cliente, tema, público etc. a ser pesquisado, é preciso definir de forma clara e objetiva o direcionamento de sua pesquisa. Quanto menos ampla é a ‘pergunta’, maior será o grau de assertividade da resposta.

2 -Desenvolver [Develop] – Desenvolva um plano para seu estudo. Determine o período e em quais ferramentas você precisa para coletar os dados necessários [ex.: ferramentas de monitoramento [pagas e/ou gratuitas]; ferramentas de web Analytics etc.]; Onde (ou seja, em quais ambientes online) os dados potenciais estão localizados?; Quais perguntas você deseja fazer a estes dados?

3 -Pesquisar [Research] – A terceira etapa compreende a coleta dos dados ao longo do período determinado no plano. É nesta etapa que os dados serão observados nas ferramentas selecionadas e, com base nessa observação, inicia-se o tratamento inicial das informações: limpar spams, refinar buscas, tabelar resultados etc.

4 -Estudar e Analisar [Study and Analysis] – Ao finalizar a coleta e refinamento dos dados, será possível determinar potencialidades e fraquezas de seu produto, serviço, plano de marketing, concorrente em um determinado tempo/espaço. É nesta etapa que o profissional deve interpretar os dados a fim de transformá-los em informação, conferindo contextos, identificando causas, padrões etc. Lembre-se que a análise deve ter sempre em mente o objetivo/demanda de informação definida lá na etapa 1.

5 – Reportar [Report] – reporte seus achados com sua equipe. Detalhe sua metodologia; cite fontes; demonstre a integridade de seus dados/análise, justificando todo o processo. Alguns pontos importantes no relatório: comparações com históricos (pesquisas anteriores) e/ou concorrentes; Reportar os achados para diferentes setores de uma organização: marketing, atendimento, desenvolvimento de produto, diretoria etc. – isso implicará na escolha da linguagem (textual/visual) e nos dados a serem apresentados no relatório.

6 – Decidir [Decide] – É apenas na etapa final que a informação será transformada em conhecimento, possibilitando tomadas de decisão. A pesquisa deve otimizar recursos como tempo/dinheiro de uma organização, apontando, de forma analítica, os melhores caminhos a serem tomados com base no objetivo de comunicação e marketing do cliente. Nesta etapa, é importante que o profissional consiga complexificar a análise dos dados, cruzando com diferentes nuances, como comportamento de consumo, conhecimento do negócio/mercado do cliente etc. – isso justifica a importância, por exemplo, de uma equipe multidisciplinar envolvida no processo de análise.

 Abaixo, algumas leituras complementares sobre pesquisa de marketing e pesquisa online:

– Orientações para pesquisas em sites de Redes Sociais

– Métodos de Pesquisa para Internet

– The handbook of online and social media research tools and techniques for market researchers

– Doing Internet Research: critical issues and methods for examining the net

@MarcelAyres

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