7 maneiras de avaliar uma campanha em um comparador de preços

· PATYMARKETING
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Para fazer parte de um site comparador de preços, é necessário gerenciar técnicos e as famosas integrações de XML, aprovar investimentos, verificar pagamentos, confirmar se todos os produtos estão online e etc. Depois de todo esse trabalho eis que surge a parte mais gratificante: verificar os resultados.

Mas como avaliar o sucesso do investimento? Tudo isso depende da expectativa que a loja tem com a campanha. Algumas desejam um bom Retorno sobre Investimento (ROI), outras preferem a Conversão. Há também quem busque o branding e aqueles que calculem umCost per Action (CPA).  Algumas lojas visam, simplesmente, a visitação de pessoas mais qualificadas no site.

Para facilitar essa tarefa, separei 7 dicas para avaliar uma campanha num comparador de preços.

– O Retorno sobre Investimento (ROI) é um cálculo que se faz para medir o retorno do dinheiro investido. Por exemplo: uma loja teve 1000 cliques a R$0,60, o que resulta em um investimento de R$ 600,00. Em razão deste investimento, foram vendidos trinta artigos que somam uma receita de R$ 6 mil. Nesse caso, o ROI foi de 10. ROI = Receita/Investimento

– O Custo por Ação (CPA) funciona como uma comissão. Imagine que o comprador é um vendedor da sua loja e, por isso recebe um valor a cada compra. No exemplo, pegamos o valor investido e dividimos pela receita: 600/6000 = 0,10, portanto 10%. CPA = Investimento/Receita

– Custo sobre a receita ou “cost/revenue” é o quanto se gasta para vender R$ 1.

– Nesse caso se calcula o C/R, em seguida dividimos o investimento pela receita. Exemplo: 600/6000 e temos os mesmos R$ 0,10. Neste caso, foram gastos R$ 0,10 para faturar R$ 1,00

– Conversão é algo que se espera, principalmente, quando o ticket médio é baixo.

– Vamos ao exemplo: se foram 1000 cliques para vender trinta produtos, temos uma conversão de 3%. A conversão = compras/cliques (*100 para converter em percentual)

– Branding: ao realizar uma campanha, a marca aparece a cada comparação de preços. Também pode estar em áreas de destaque e em banners.  Essas aparições fixam a marca na memória das pessoas, o que influencia na hora de decidir em qual loja comprar.  Essa memorização pode fazer com que o comprador acesse diretamente o site da loja em uma futura compra.

– A quantidade de visitas e de cliques também pode ser usada na hora da avaliação. As lojas que investem para que as pessoas comprem nas lojas físicas ou por telefone, priorizam o volume de cliques.

– Mista: há quem prefira fazer a avaliação de uma forma mista, onde se mede a Conversão e o ROI de forma a obter uma meta para cada comparador.

Avaliar as campanhas é extremamente importante. No Kuantokusta temos diversos clientes e cada um deles usa um tipo de método de avaliação diferente. Escolha o mais adequado para sua empresa!

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CategoriaCases / Fonte E-CommerceNews

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