9 de Outubro de 2012 Impressione os consumidores com anúncios interativos e relevantes

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Anúncios criativos precisam ser atraentes
FOTO: Reprodução

Enquanto o anúncio com banner tradicional completa 18 anos de idade, a publicidade Rich Media passa por diversas transformações. E por essa razão, oferece a possibilidade de empregarmos estratégias de mídia adequadas com doses de inovação e pitadas de tecnologia, proporcionando excelentes resultados para as campanhas digitais.

 

Mas como é possível se destacar em uma época em que diversos conceitos e tendências tecnológicas agitam o mercado? Para responder a essa pergunta e esclarecer possíveis dúvidas, separei cinco dicas que vão ajudar você a tornar sua campanha digital ainda mais eficiente.

 

1) Harmonize seu trabalho– Trabalhando há 10 anos com Rich Media e publicidade online, vi como os anúncios em sites com conteúdo relacionado não são apenas oportunos e relevantes, mas também proporcionam os melhores resultados. Eu batizei esse fenômeno de “Harmonia de Conteúdo e Formato”. Quando os consumidores estão acessando o conteúdo de um tópico relacionado ao anúncio, eles acabam sendo mais receptivos para receberem uma mensagem publicitária.

 

Um dos meus exemplos favoritos ocorre quando as informações são inseridas em um anúncio de acordo com o conteúdo da página onde está sendo veiculado. Imagine incluir o preço do automóvel que o consumidor já realizou uma pesquisa porque tem a intenção de comprá-lo. Também podemos mostrar ao consumidor as parcelas do financiamento do veículo levando em conta a taxa de juros vigente naquele momento. Dessa forma, o internauta, além de visualizar o modelo completo com todos os acessórios e itens opcionais, terá acesso ao valor mensal das parcelas se financiar o valor total em um determinado banco. Para ele, a mensagem é clara, eficiente e relevante, ou seja,  há harmonia.

 

O conceito de “Harmonia de Conteúdo e Formato” pode aumentar o entendimento da página onde o anúncio será entregue e permitir que ideiais criativas exclusivas e eficientes ganhem vida. Um Home Page Takeover é tipicamente intrusivo, mas, com a aplicação desse conceito, ele se transforma em uma sinfonia de sensibilização de marca e interatividade.

 

2) Busque Atenção– Para tornar seu anúncio Rich Media ainda mais eficiente, ele também precisa ser atraente. Ao prender a atenção do consumidor com animações engajadoras ou convites que o convocam a agir, as marcas deixam de sobrecarregar o anunciante e se sobressaem em meio ao conteúdo da página web.

 

Geralmente, um conceito criativo é pensado a partir de uma perscepctiva de interação, mas o momento em que o usuário inicia o engajamento com o anúncio é apenas uma consequência. Sendo assim, tenha em mente que, para um anúncio online, temos até oito segundos para conquistar a atenção do usuário. Passados esses preciosos segundos, perdemos a oportunidade de que o consumidor engaje com o anúncio porque ele já rolou a página para baixo ou desviou o olhar para qualquer outro lugar.

 

Muito embora os formatos mais inovadores ou os tradicionais auto-expansíveis funcionem bem, eles também podem provocar dores de cabeça por causa das diversas especificações dos publishers e – o pior de tudo –  aborrecer os internautas. Os anúncios mais eficientes que eu já vi solicitam de forma clara e direta ou com bom humor para que o consumidor realize algum tipo de interação. Ao pedir para que o internauta, por exemplo, “role a página”, você deverá recompensá-lo de alguma maneira, independende de a peça possuir caráter informativo ou de entretenimento. Afinal de contas, eles reservaram um tempo para visualizar e interagir com anúncio criado por você.

 

3) Seja Relevante– A relevância contextual é poderosa. Mas o que dizer da relevância por comportamento, geografia e demografia? Não crie anúncios online mais complicados que sua ideia original e tenha certeza que você sempre vai entregar a melhor mensagem ao consumidor mais adequado.

 

Em um mundo onde a Otimização Criativa Dinâmica é uma realidade, não vejo muitas razões para que um único anúncio seja servido sem algum nível de customização. Vale a pena ressaltar que o Smart Versioning, a ferramenta de DCO da MediaMind, cobre todas as métricas disponíveis atualmente.

 

Ao otimizar a experiência do usuário com o anúncio, você passa a se conectar com ele em um novo nível e estreitará os laços de confiança. Muitos consumidores ainda não confiam na publicidade online, porque não tiveram experiências positivas. Para reverter esse quadro, crie uma boa experiência e converse com eles sobre algo que realmente importa.

 

4) Promova Interação– Se você já conseguiu oferecer harmonia entre anúncio e página, prendeu a atenção dos usuários e entregou uma mensagem relevante, agora só falta fazer com que eles passem o tempo com sua marca.

 

Graças aos avanços tecnológicos e à disseminação da banda-larga, qualquer anúncio Rich Media possui tanto conteúdo e interatividade quanto um microsite. Os formatos polite, sub SWFs, streaming de vídeo, entre outros, podem proporcionar por alguns minutos (e até mesmo horas) experiências incríveis. Os anúncios com mais conteúdo interativo, conseguirão obter taxas de interação (dwell) mais altas.

 

5) Mantenha a Conversa– Se os consumidores já engajaram com seu anúncio Rich Media que, além de objetivo, prende a atenção, é harmonioso e oferece conteúdos interativos, o último passo para destacá-lo ou até mesmo torná-lo inesquecível é conseguir que eles espalhem pela internet comentários relevantes e interessantes.

 

Esse boca-a-boca online consegue influenciar amigos e seguidores em redes sociais. Dessa forma, informações sobre uma marca, produto ou serviço conseguem alcançar consumidores que não foram impactados pelo anúncio.

 

Mas se você quiser que eles conversem entre si, por que não facilitar a comunicação? Entre nas redes sociais preferidas dos seus clientes e permita que eles compartilhem conteúdos de forma rápida e fácil.

 

Então é isso! Mas você acha que faltou alguma coisa? Ou já usou alguma dessas dicas? Se quiser compartilhar suas experiências, entre em contato comigo pelo Twitter @rmanchee.

 

Por Ryan Manchee, diretor de inovação estratégica da MediaMind / AdNews

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