40 dicas para aumento de 40% da conversão em vendas

· PATYMARKETING
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40 dicas para aumento de 40% da conversão em vendas

A ‘voz’ dos produtos finalmente está na mão dos clientes, e a propaganda de massa  já não é mais capaz de atingir o público com slogans e anúncios bonitinhos. Sua marca tem que ser comentada e recomendada. É a construção da marca: sua reputação. Parte dessa construção é responsabilidade da ‘voz’ dos consumidores 2.0. Deixe seus consumidores falarem por você. Só não os deixem falando sozinho. Ok?

Mariano começa falando do conceito original da palestra WHY TO BE REMARKABLE? / POR QUE SER NOTÁVEL e indica o livro ‘A VACA ROXA’ que segundo o palestrante é o livro de cabeceira do Tony Hsieh CEO da Zappos. Depois cita Apple, Facebook e novamente a Zappos, como empresas notáveis que nos últimos 5 anos não investiram em publicidade nos grandes meios de comunicação.

 

O mercado de e-commerce vem crescendo nos últimos 5 anos em média 30% ao ano. O virtual está engolindo silenciosamente o comércio convencional. Os comerciantes não estão preparados para abrir uma loja virtual e por vezes são eles mesmos os empreendedores do mundo físico que emperram o comércio eletrônico.

Abaixo compartilho com você uma das palestras mais relevantes que aconteceram no 16º Edted Encontro de Design e Tecnologia Digital onde o @mgfaria sócio fundador da @vtexonline que com um pouco mais de uma hora despejou na  plátéia 11 anos de experiência em comércio eletrônico, com dicas práticas e simples de serem implementadas em qualquer loja virtual.

Se você é comerciante com porta para rua, shopping… não fica bravo comigo assista que vai entender. Um loja em um shopping é totalmente diferente de uma loja virtual. No shopping quando o cliente fala bem da sua empresa repete para 5 amigos? E quando falam mal, para uns 20, 50, 70 pessoas? E se ele falar bem de você no virtual, postar um comentário em um blog fica lá para algumas centenas de pessoas e por anos, e uma hora converte em venda. E quando falam mal?

link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-yOiLQ-gcaA
link da apresentação: http://www.slideshare.net/MarianoDeFaria/palestra-fnec-mariano-faria-vtex-40-dicas-para-aumento-de-converso-do-seu-ecommerce

Abraço,
[Dito Passos]
@ditopassos

 

 

Abaixo segue quase 40 dicas dicas que transcrevi a risca e outras quase um comentário com a minha ‘voz’.

1. Exponha seus Diferenciais

Se você tem loja física e oferece desconto, cupom fidelidade, frete grátis, troca grátis, promoção, coloque isso nas áreas nobres do site. Exponha seus diferenciais.

2. Mostre segurança e credibilidade

Mostre segurança para o usuário final. Quase ninguém utiliza a lei que diz: eu troco a mercadoria em até 7 dias. Isso pode ser explorado como diferencial.

3. Utilize Java Script para coleções – captura de clusters orgânicos

“Isso é uma tendência quem está usando tá ganhando dinheiro com isso ai”.

Exemplo:
MAIS VENDIDOS PARA MELHORES PARA
-Homens até 15 anos -Fotos e Vídeos
-Homens de 15 a 25 anos -Internet e E-mail
-Homens acoma de 25 anos -Mapas e Navegação GPS
-Mulheres até 15 anos -Música
-Mulheres de 15 a 25 anos -Trabalhar
-Mulheres acima de 25 anos -Rede sociais

Ver menu do site da Nokia como exemplo.

4. Banner por banner – ou usa grande, ou não usa!

Se os dez maiores utilizam eles estão certo você está errado. É tudo medido e testado. Não tem essa do design, ou o dono, dizer que gosta mais assim ou assado. Faça teste A/B.

5. Utilze 4 colunas de produtos

Querer agradar o cliente é um dos maiores erros. 3 colunas não cliente 4 vende mais.

6. Utilize lista de categorias no home em área nobre

O backcountry.com não usa o home para te oferecer produtos e usa o home para te entregar uma melhor busca.

7. Criar conceito de exclusividade

Viralizar uma campanha excluvisa para consumidores mediante seu nome e email. O conceito do sites de compra coletiva por exemplo.

8. Capte email em todos os momentos

Primeira vez? Mê dê seu email. E utilize para engajar, ofertar produtos, conversar com os clientes. Perguntar por que ele não comprou por exemplo pode fazer ver coisas que nunca imaginou. Uma campanha de email na hora e do modo certo vai sair barato que anunciar.

“Em 4 meses ela vende hoje 3 mil pedidos dia. Como uma empresa que tem 4 meses de existência faz 3 mil pedidos dia?”

www.dafiti.com.brfez a risca o bê-a-bá da conversão. Estude esse site. Benchmarking neles esse é um site que mais converte no Brasil.

9. Valorize o seu produto. Aumente a foto

Aumento de 24% só em aumentar uma foto. Mostre o produto. Use o youtube faça vídeos também.

10. A opinião de seu cliente é tudo!

Pergunta o cliente por quê não comprou. Pergunta o que ele achou do site? Se teve alguma dúvida?

100 pessoas entrão na sua loja (física) 98 vão embora. Você como dono de loja arranca os cabelos e descobrem o que está havendo na loja virtual você tem que descobrir.

www.iperceptions.com/ ferramenta free. Instale na última tela do site de compra e pergunte. Documente as criticas e sugestões dos clientes.

11. Coloque Tags de atendimento em todo o site

Tudo no final das contas se trata de relacionamento… Cara quer melhorar da água pro vinho teu atendimento: tira a foto da ‘Mariana’ a gerente do atendimento e diga: eu sou a Mariana estou aqui para resolver. Engaje sua a equipe estime, meça e apresente os resultados.

12. Se existe oferta, mostre-a! Em todas as páginas!

13. Ajude o seu cliente! No limite não atrapalhe-o

Usabilidade. Design centrado no usuário. Faça testes.
Nesse video Caio Cesar fala sobre pesquisa e processos de avaliação de interfaces.

14. Depois da escolha o que o cliente quer é pagar. Só isso

Usabilidade. Design centrado no usuário. Pesquise. Faça testes.

dica ferramenta online:
http://www.crazyegg.com/
http://www.usertesting.com/

“Porque 100% dos sites brasileiros pedem o nome como escrito exatamente como está escrito no cartão?”… “Tiramos esse campo do site da Nokia e aumentamos em 12% a taxa de conversão. Somente com a retirada desse campo”.

15. Mostre mensagens de erro AMIGAS

“Já viu o Google quando dá bug na página: ‘Oops’ genial.”
Perca tempo em personalizar sua página de erro 404. Um html simples salva vendas.

16. Não perca a oportunidade de fazer marca

No email prefira um .html personalizado a um texto.txt tipo bloco de notas.

17. Cuide dos textos

O do cara que trocou ‘saiba mais’ do botão para ‘você precisa de ajuda?’ essa mudança aumentou em 5% a conversão do site da Dell.

18. Deixe de ser ativo e passe a ser reativo

“Email marketing como spam se tornou igual propaganda de televisão até tem impacto mas cada vez menos”.

19. Envie email de parabéns (com criatividade)

20. Deixe de ser ativo e passe a ser reativo

21. Recupere vendas

“A média nacional do ecommerce é perder 35% dos pedidos realizados”… No varejo convencional isso causaria calafrios e é isso que acontece no ecommerce.

-14% Cartão Negado
-12% Boleto não pago
-8% Negado em Fraude

Estabeleça regras claras de recuperação de vendas por e-mail e por telefone. Cobre as métricas diárias.

23. Arrume uma desculpa para se relacionar com seu cliente

a. Envie email de confirmação
b. Envie email de faturamento
c. Envie email de pesquisa de qualidade
d. solicite a ele 30 dias após a compra o registro de um comentário sobre o produto (tendo ou não sistema de comentário).
e. Envie email de 6 meses de compra perguntando como está o produto

f, g, h, i… invente e tente, faça um email diferente.

24. Retenha seu cliente

a. 60 dias após comprar mande email com sugestões e recomendações
b. 90 dias sem comprar, envie outro email com cupom
c. 150 dias sem comprar outro email com cupom

Faça seu cliente estar sempre experimentando sua loja.
A loja evolui. Faça ser notado.

25. Seja transparente. Sinceridade o cliente reconhece.

a. Honre o privilégio de vender para o cliente que escolheu seu site
a.1. Faça de tudo para entregar no prazo e na qualidade
a.2. Se atrasar, informe-o ante dele ligar
a.3. Se for atrasar novamente, informe-o e dê um brinde

b. Seja sincero. (faça uma integração com o erp que transpareça ao cliente o status real do pedido)

c. Escreva você mesmo todos os emails de notificação. Revise-os constantemente.

25. Teste a usabilidade de seu site. Faça teste A – B

26. Analise seu site!

http://www.tatvic.com/ ferramenta free que permite exportar os dados do google analytcs para o excel.

Faça testes A – B (Estatística acima de tudo!)

Google Website Optimizer

“…em 5 minutos com uma tag você configura seu site monta 2 páginas e verifica o que está acontecendo”.

–| 6 dicas depois uma que aumenta em 10% a conversão

32. Use o WMT e Google Analytics na prática e dentro do teu site

Descubra os termos que atraem mais usuários ao seu site. Customize o menu e outras áreas com esses termos. Assim por exemplo você descobre fácil qual o produto que vai colocar na vitrine ou banner da home.

33. Use o conhecimento dos seus clientes

Venda o resultado final para o cliente.

No exterior uma loja virtual trocou no banner da home ‘viagra’ por ‘aumente sua performance no sexo’ aumentou em 400% a conversão.

40. Leia um artigo ao dia sobre como aumentar a conversão do seu site

Post com a pesquisa impressionante sobre como aumentar as vendas via boleto bancário:
http://www.e-commerceguide.com.br/2011/01/como-aumentar-conversao-do-pagamento-em.html

Fonte Mercado E-Commerce

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