Marketing em Sites de Compras Coletivas

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Montando uma campanha de marketing em sites de compras coletivas

Como montar uma campanha de marketing utilizando os sites de compras coletivasCompra coletiva na Internet é um sistema no qual anunciantes oferecem seus produtos com grandes descontos  de forma a atrair os consumidores. A oferta é publicada e divulgada por umsite de compra coletiva durante um tempo determinado e se, durante esse período, o número mínimo estabelecido for alcançado, todos os compradores recebem um cupom do site dando direito a compra com o desconto. A compra coletiva é a mais nova estratégia de promoção noe-commerce.

Como funciona o sistema de compra coletiva

O processo pode se diferenciar um pouco entre um site de compra coletiva e outro, mas de maneira geral é simples: o anunciante contrata um site de compra coletiva para divulgar a sua oferta de produto com um expressivo desconto; o site de compra coletiva divulga a oferta para seus usuários cadastrados, que também ajudam a divulgar convidando conhecidos para as ofertas e os interessados começam a se inscrever. Quando se atinge o número mínimo de interessados, a oferta é validada e todos os compradores recebem um cupom para adquirir o seu produto com desconto. A promoção continua até atingir o prazo de validade estabelecido.

O sistema tem sido muito bem recebido pelos internautas por possibilitar a compra de inúmeros produtos a um preço muito especial o que traz um bom volume de compradores para os anunciantes.

Vantagens da compra coletiva para o anunciante

A principal vantagem da compra coletiva para o anunciante é a possibilidade que alcançar consumidores que não atingiria em condições normais e trazê-lo para para conhecer o seu produto em promoção e, eventualmente adquirir outros produtos. Além disso a exposição da marca nos anúncios é interessante, bem como a possibilidade de se fidelizar os novos clientes e maximizar o resultado da campanha.

Sites que oferecem o sistema de compras coletivas

O sistema de compras coletivas é muito recente. Uma das primeiras empresas a utilizar o sistema foi o GroupOn, em 2008. Essa empresa já atinge um valor de Mercado superior a U$ 1,2 bilhão, o que é uma medida do sucesso desse modelo de negócio. No Brasil, temos cerca de 400 empresas atuando nesse mercado, algumas delas são: Peixe Urbano, Grupon, Qpechincha, Imperdível, Valejunto, Groupalia, Clubedodesconto, Ofertaunica….

Definitivamente os sites de descontos vieram para ficar.

Etapas para divulgação em sites de compras coletivas

Como tudo na web moderna, uma campanha de marketing em sites de compras coletivas exige planejamento, caso contrário o resultado pode ser catastrófico. Vejamos portanto, quais são as etapas para a divulgação de um serviço ou produto em sites de compras coletivas.

Escolher os produtos mais promissores para promoção

Para maximizar o retorno da oferta procure anunciar produtos que possa ser vendidos com um desconto expressivo, mas sem prejuízo para a empresa. Isso é mais fácil de fazer com serviços do que bens físicos. Além disso produtos de consumo geral tendem a ser mais sucedidos que produtos de nicho, tendo em vista o grande volume de audiência. A disponibilidade de produtos complementares àquele que está em promoção também é um fator que aumenta o retorno da campanha.

Contratar site de compra coletiva

Acesse alguns dos sites que aparecem na lista acima e peça um orçamento. Procure contatar e orçar com pelo menos três empresas de diferentes portes e avalie as propostas. O valor cobrado pelas empresas geralmente varia de 30% a 50% do valor do bem e ainda não se estabilizou em um patamar de mercado.

Definir os parâmetros da campanha de compra coletiva

Isso deve ser feito com a ajuda da empresa que tem experiência na realização das ofertas bem sucedidas. bDefina quantidade, tempo de exposição, condições e outros parâmetros importantes para o sucesso deste tipo de campanha.

Preparar-se para atender a demanda mantendo o padrão

Não é porque o produto foi vendido a um preço menor que o a qualidade do produto ou atendimento possam ser alteradas. O consumidor on-line não deixará de ser exigente só porque comprou com desconto. Além disso, os compradores decorrentes da promoção, são potenciais clientes para serem fidelizados, portanto devem receber o que a empresa oferece de melhor.

Fazer uma campanha de marketing em sites de compras coletivas é uma ótima idéia, mas exige cuidados.

Fonte: Blog do E-Commerce

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