O que é mark-up e como calcular este índice

· PATYMARKETING
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Neste artigo abordaremos de uma forma simples o que é o mark-up e como calcular o preço de venda de um produto utilizando este índice.

O que é mark-up e como calcular este índice

 

O que é Mark-UP?

Mark-up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço  para a formação do preço de venda, baseado na ideia decost plus pricing ou preço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.

 

 

Como calcular o Mark-up ?

 

O preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos e no final gerar um lucro na venda para manter a empresa ativa, desta forma podemos simplificar a estrutura do mark-up onde o preço e igual a somatória de todos os elementos inclusive o lucro desejado.

 

(+) Custos

(+) Despesas

(+) Impostos

(+) Lucro

(=) Preços de venda

 

Vamos ver no exemplo abaixo utilizando números e mostrar como calcular um preço de venda utilizando o mark-up divisor e multiplicador.

 

Ex: Suponhamos que você paga hoje R$ 1,00 (Custo) no quilo da chapa de aço, o ICMS é de18%, PIS e COFINS 4,65%, comissão do vendedor  2,5%, despesas administrativas 6% e seu lucro desejado ante o imposto de 20%.

 

 Estrutura: 
 Preço de venda = 100,00%
 ICMS na venda = 18,00%
 Pis e Cofins = 4,65%
 Comissões = 2,50%
 Depesas Adm = 6,00%
 Lucro antes dos impostos = 20,00%
 Total = 51,15%

 

Mark-up divisor = 100,00% – 51,15% / 100 = 0,4885

 

Se utilizamos o índice mark-up divisor seria o custo de R$ 1,00 / 0,4885=  2,0471 o preço do quilo para garantir o pagamento de todos os custos, impostos e gerar um lucro de 20%.

 

Mark-up multiplicador = 1 / 0,4885 = 2,04708291

 

Se utilizarmos este índice mark-up multiplicador o custo seria R$ 1,00 X 2,04708291 = R$ 2,05 o quilo ou seja chegamos também no mesmo valor usando esta formula.

 

Neste estrutura um mark-up de 2,04708291 é suficiente para gerar lucro de 20% sobre a venda

 

Demonstração do Resultado:
Vendas R$ 2,05 100%
(-) Custos (R$ 1,00) (48,85%)
(-) ICMS (R$ 0,37) (18%)
(-) Pis e Cofins (R$ 0,09) (4,65%)
(-)Comissões (R$ 0,05) (2,5%)
(-) Despesa Adm (R$ 0,13) (6 %)
= Lucro R$ 0,41 (20 % )

 

Lucro de 20% sobre o preço de venda de R$ 2,05, igual a R$ 0,41, que representa 41% sobre o preço de custo e não 104% sobre a venda.

 

 

Sabendo que o mark-up é de 2,04708291 na aquisição de um produto onde se manter os mesmo impostos e despesas e se deseja gerar um lucro de 20% basta pegar o custo do produto e multiplicar por este índice de 2,04708291.

 

Ex: Tubo de aço – Custo Kg  R$ 6,00 X 2,04708291 = R$ 12,2825 kg o preço de venda com lucro de 20% liquido.

 

Para execução correta deste tipo de formação de preço de venda deve se levar em consideração os impostos incidentes, despesas variáveis, e condições de preços praticados no mercado pois, de nada adianta fazer os calculos praticando uma margem que deixa o seu produto com preço muito acima do que é ofertado pelo seu concorrente.

Por Fábio Henrique

Fonte Guia Metal

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